sexta-feira, 16 de julho de 2021

WRC 2021 - Rali da Estónia (Dia 1)


O finlandês Kalle Rovanpera lidera o rali da Estónia, cumpridas que estão as primeiras nove especiais de classificação.  O piloto da Toyota está em luta com o Hyundai de Craig Breen, segundo classificado a 5,3 segundos, e ambos já estão distantes do terceiro, o outro Hyundai do belga Thierry Neuville, a 53,4. 

Depois de ontem à noite os pilotos terem-se apresentado ao mundo, com Kalle Rovanpera a ser o melhor, 0,1 segundos na frente de Craig Breen, o dia de sexta-feira começou com Ott Tanak ao ataque, vencendo na primeira passagem por Arula, 1,1 segundos na frente de Breen e 2,2 sobre Rovanpera. Pouco depois, na primeira passagem por Otepää, Breen e Rovanpera empataram na tabela de tempos, aproveitando que Tanak perdia tempo - 26,6 segundos - com um furo no pneu traseiro direito, caindo para o sétimo posto.


Ao chegarem à primeira passagem por Kanepi, Rovanpera desempatou a questão a seu favor, vencendo a especial e deixou Breen a 1,2 segundos. Para Tanak, as coisas pioraram ainda mais quando sofreu dois furos e foi obrigado a retirar-se. "No início da SS4, fiz despistei-me numa curva e rasguei dois pneus. [Como] não tínhamos peças sobressalentes, não foi possível continuar.", contou o piloto local.

A manhã acabou com nova vitória de Rovanpera na primeira passagem por Kambja, 4,6 segundos na frente de Breen, com Elfyn Evans em terceiro, a 10,8. Por esta altura, outro dos pilotos da frente que tinha desistido fora Katsuta Takamoto por causa de um salto mal dado que causara lesões nas costas ao seu navegador, Dan Barritt.

Gosto desta etapa. No ano passado foi a Power Stage e agora o pneu macio está a mexer-se muito nesta fase, a aderência está a [tornar o carro] muito mais difícil de conduzir. Não foi uma corrida limpa, mas vamos ver como Craig está a ficar para trás porque também está limpando para nós.", contou Rovanpera.

"Tenho observado os outros e fui muito cauteloso nos saltos para não pousar em ângulos engraçados. Um loop limpo - tudo bem, tivemos alguns dramas fora do carro, mas está tudo bem e estamos gostando.", respondeu Breen.

Na parte da tarde, Rovanpera partiu ao ataque, triunfando na primeira passagem por Arula, com Breen atrás dele, a 1,4 segundos, e Neuville a 3,1. Repetiu na segunda passagem por Otepää, com Breen a 1,7 e Neuville a 2,2, para depois Breen responder e triunfar na primeira passagem por Kanepi, batendo Rovanpera por 1,2 e Neuville por 4,4. Mas no final do dia, Rovanpera foi para a frente e foi o vencedor na segunda passagem por Kambja, 1,8 segundos na frente de Breen e 4,6 de Neuville.

"Foi um bom dia, a correr de acordo com o planeado. A segunda parte foi melhor para nós, puxando [pelo carro] e tive um grande momento perto da chegada, [quando fiquei sem] a aderência. Não posso fazer muito mais.", disse Rovenpera, no final.

Depois dos três primeiros, Sebastien Ogier é o quarto, a 59,4 da liderança e não muito longe de Neuville, mas já mais distante do quinto, o Toyota de Elfyn Evans. Teemu Suninen é o sexto, depois de ter trocado posição com o carro de Pierre Loubet, estando agora a 3.21,5. Alexey Lukyanuk é o oitavo, e o melhor dos Rally2, a 3.45,0, no seu Skoda Fabia evo2, na frente do carro de Andreas Mikkelsen e do finlandês Emil Lindholm, no seu Skoda Fabia Rally2evo, a 4.29,6.

O rali da Estónia prossegue amanhã com a realização de mais nove especiais. 

Sem comentários: