sábado, 17 de julho de 2021

WRC 2021 - Rali da Estónia (Dia 2)


Kalle Rovanpera afastou-se cada vez mais da concorrência, findo o segundo dia do rali da Estónia. O piloto finlandês tem agora uma vantagem de 50,3 segundos sobre Craig Breen, passada a 18ª especial da prova. Thierry Neuville é o terceiro, e ele já está a 1.20,9 segundos atrás do piloto da Toyota. 

Foi um dia muito bom. Ontem a diferença parecia pequena e hoje poderíamos ter alargado ainda mais. É muito difícil manter a diferença, mas é mais fácil para amanhã. Eu estava me preparando muito para a primeira etapa. Eu sabia que poderia ser uma fase em que você pode fazer uma grande diferença e fizemos um grande esforço por lá. ", comentou o finlandês no final da etapa. 

O segundo dia deste veloz rali tinha passagens duplas por Peipsiääre, Mustvee, Raanitsa e Vastsemõisa, para além de uma super-especial em Tartu. Começou com Rovanpera a ser o melhor na primeira especial do dia, 10,7 segundos melhor que Ott Tanak, que regressava no modelo "Rally2". Craig Breen era apenas terceiro, 22,2 segundos mais lento que o finlandês. 

"Foi um sinal de alerta adequado, [esta é] a fase mais difícil do rali. Estava a contar com isso, logo, não fizemos nada de especial no carro."

Nas três especiais seguintes, Ott Tanak conseguiu ser o melhor, acabando a manhã com Rovanpera na liderança, esta alargada para os 35,7 segundos, para Breen. A 13ª especial ficou ainda marcada pelo acidente de Nikolay Gryazin, que tinha capotado e bloqueado a estrada suficiente para uma interrupção da especial por alguns momentos. 

A tarde iniciou com mais três especiais vencidas por Tanak, enquanto Rovanpera conseguia ficar logo atrás e na frente de Breen, suficiente para alargar a vantagem até aos 46,3 segundos, no final da 17ª e penultima especial do dia. Atrás, tudo muito calmo, com Neuville ceda vez mais afastado de Oguer para solidificar o terceiro posto da geral. 

Ogier conseguiu o melhor tempo na última especial do dia, com Rovanpera apenas na quarta posição, mas a perder 1,3 segundos na geral. Breen bateu contra uma pedra e perdeu 5,7 segundos, no qual se safou porque aquela era uma especial muito pequena. Resta saber se os estragos serão reparáveis ou não.

Depois dos quatro primeiros, Elfyn Evans é o quinto, a 2.02,2, na frente de Teemu Suninen, o melhor dos Ford e muito distante, a 6.14,3. Pierre Loubet é o sétimo, a 7.32,5, na frente de Alexey Lukyanuk, o melhor dos Rally2, a 8.15,9, e a fechar o "top ten" estão o Skoda de Andreas Mikkelsen, a 9.15,1, e o carro de Mads Ostberg, a 9.41,0.

O rali da Estónia acaba amanhã, com a realização de mais seis especiais.   

Sem comentários: