Os carros elétricos adam por aí, não se pode evitar. E não só vieram para ficar, ainda por cima, se as noticias sobre a eficácia das baterias de sódio forem confirmadas, os carros correm o risco de ficarem mais baratos, ou se forem daqueles mais cínicos, os lucros da industria automóvel aumentarem bastante.
Mas sobre as baterias de sódio, isso fica para outro dia. O que pretendo falar hoje é algo que gosto: recordes do mundo. Neste caso, de autonomia. Por estes dias houve dois recordes, feitos de forma muito radical em termos de milhagem, de distribuição de peso e de condições atmosféricas e de ambiente. Hoje falo do da Polestar3, amanhã será do Chevrolet Silverado.
O da Polestar3 aconteceu em junho, em Norfolk, no leste do Reino Unido, quando um exemplar da marca sueca, uma associada da Volvo, percorreu 925,4 quilómetros com uma única carga de bateria, estabelecendo o novo recorde mundial de maior distância percorrida por um SUV elétrico sem recarregar.
O trajeto foi realizado em vias públicas, com três motoristas ao volante a trocarem de lugar ao longo de 22 horas e 57 minutos de condução. A velocidade média foi de 40,7 km/hora, escolhida para otimizar o consumo de energia em estradas planas e com pouco tráfego. No final da jornada, a média de eficiência registrada foi de 12,1 kWh por cada cem quilómetros, um consumo comparado com elétricos compactos como o BYD Dolphin Mini.
O feito foi oficialmente validado por um juiz do Guinness World Records, com verificação independente de dados como o GPS e estado de carga da bateria.
Segundo o CEO da Polestar, Michael Lohscheller, o recorde reforça a capacidade tecnológica da marca: “Estamos muito orgulhosos de ter um recordista mundial na família Polestar. É mais uma prova de que o Polestar 3 está definindo novos padrões para os SUVs elétricos.”
Isto só mostra que, mesmo isto tenha sido um teste e as condições tenham sido excepcionais, os carros elétricos estão a ganhar uma autonomia cada vez maior, e isso, claro, terá consequências nos modelos que serão comercializados. Mas isto foi apenas um teste relativamente... normal. Se forem puxados ainda mais no limite, este recorde iria certamente ser mais longo.



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