sexta-feira, 7 de novembro de 2008

WRC: Divulgado calendário de 2009

A entidade máxima do desporto mundial, a FIA, divulgou ontem na sua sede, em Paris, o calendário para a temporada de 2009. A grande novidade no calendário é que a categoria terá uma redução de 15 para 12 provas em 2009, como forma de cortar custos. Graças também ao sistema de rotatividade, a próxima temporada vai assistir a algo inédito: pela primeira vez desde 1973, o tradicional Rally de Monte Carlo, que sempre abria o campeonato, no mês de Janeiro, não vai fazer parte do calendário. Outras ausências são as da Suécia, que costuma ser em Fevereiro, da Nova Zelândia e da Córsega, em Outubro.


Assim sendo, o Mundial começa na Irlanda, entre os dias dias 28 de Janeiro e 1 de Fevereiro. O Rali de Portugal, que vai ter lugar no Algarve, será a quarta etapa do Mundial, e acontecerá entre os dias 1 a 5 de Abril. Outra novidade, presnde-se com o regresso ao Mundial, depois de longos anos de ausência, do Rally da Polónia.

Eis o calendário completo:
28/01 a 01/02 - Rally da Irlanda
11/02 a 15/02 - Rally da Noruega
11/03 a 15/03 - Rally do Chipre
01/04 a 05/04 - Rally de Portugal
22/04 a 26/04 - Rally da Argentina
20/05 a 24/05 - Rally da Itália (Sardenha)
10/06 a 14/06 - Rally da Grécia (Acrópole)
24/06 a 28/06 - Rally da Polónia
29/07 a 02/08 - Rally da Finlândia
02/09 a 06/09 - Rally da Austrália
30/09 a 04/10 - Rally da Espanha (Catalunha)
21/10 a 25/10 - Rally da Grã-Bretanha (Gales)


Para além do calendário, a FIA afirmou também que pretende introduzir uma série de novas regras para 2010, com o objectivo de reduzir custos. A medida que a entidade pretende impor é a padronização de diferentes elementos dos carros, copiando o modelo que também está a ser pensado para a Fórmula 1. Ao mesmo tempo, a Pirelli, fornecedora única dos compostos na categoria, sugeriu a criação de um campeonato para jovens pilotos, nos mesmos moldes da GP2. A FIA afirmou que acolherá o pedido, no sentido de ser analisado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Lamentável, acho que não é diminuindo etapas que os custos irão abaixar.

Ficar sem as etapas do Japão, Nova Zelândia, México e Suécia é desanimador, pois provavelmente, são as etapas mais emocionantes e desafiadoras.

A FIA como sempre mais atrapalhando do que ajudando. =/