quinta-feira, 30 de agosto de 2012

As trezentas partidas de Michael Schumacher

Trezentos Grandes Prémios é um feito, digam o que tenham a dizer. Claro, Michael Schumacher não é o primeiro, mas há uma coincidência: o primeiro piloto a alcançá-lo, Rubens Barrichello, alcançou-o em 2010 precisamente no mesmo local, Spa-Francochamps. Desejo que a prova do veterano alemão não acabe na primeira volta, como aconteceu na altura com Rubens Barrichello.

Nunca poderemos escrever os últimos vinte anos de Formula 1 sem escondermos Michael Schumacher. Afinal de contas, ele chegou com estrondo, a bordo de uma novata Jordan, em substituição do belga Bertrand Gachot, detido numa prisão britânica. Os tempos que o novato piloto alemão fez naquela pista depressa fizeram esquecer o pobre piloto belga. E para acrescentar algo mais à lenda, afirma que só tinha andando duas vezes nos tempos da formula 3 alemã. Na realidade, tinha andado apenas uma vez. De bicicleta! 

Spa-Francochamps é um classico, e também é uma pista que o alemão tem no seu coração. É a pista que está mais perto da sua cidade natal, Kerpen. É, como vocês já leram, a pista em que se estreou na Formula 1, no já distante ano de 1991, a bordo de uma Jordan. E no ano seguinte conquistou a primeira das suas 91 vitórias, um recorde absoluto. Ver um piloto como ele que venceu uma corrida a cada três que correu é sem dúvida um feito, talvez superado por Juan Manuel Fangio.

A história de Schumacher e os seus feitos são demais conhecidos. Contudo, vê-lo correr após este tempo todo é um feito. Vê-lo voltar à competição em 2010, após a sua primeira retirada em 2006, onde saiu na mó de cima, cheio de títulos e detentor de todos os recordes relevantes, pode ter sido um feito, mas até agora, tirando um ou outro rasgo do seu génio, vejo que o regresso do piloto alemão é mais digno de um Alan Jones do que de um Niki Lauda. Nesse campo, o candidato mais provável é Kimi Raikkonen, que como ele, é outro rei de Spa-Francochamps. Para terem uma ideia, estes dois "regressados" têm em conjunto dez vitórias: seis para o alemão (1992, 1995, 1996, 1997, 2001 e 2002) e quatro para o finlandês (2004, 2005, 2007 e 2009). 

Michael Schumacher vai a caminho dos 44 anos de idade, e não parece que se queria retirar tão cedo. Muito provavelmente vai ficar com o recorde de Rubens Barrichello, mas não sei se deseja correr até aos 47 anos, como fez Juan Manuel Fangio. Acho altamente improvável alcançar um oitavo titulo nessa idade, pois teria de bater Nico Rosberg, e desde que regressou, o jovem alemão de origem finlandesa tem constantemente batido o veterano piloto alemão.

Não sei como é que ele irá terminar a sua carreira na Formula 1. Pelos vistos, não tem muita vontade de experimentar outras categorias, seja a Endurance, seja a IndyCar sejá até a DTM, pela Mercedes, como está a fazer o seu irmão. Parece que só guiar um Formula 1 o faz feliz. Se assim for, então que guie até quando puder. E pelo andar das coisas, é melhor não dizer que acho improvável vê-lo guiar um Formula 1 aos 50 anos, porque ainda pode ser que tenha uma surpresa...

Sem comentários: