terça-feira, 11 de março de 2014

No Nobres do Grid deste mês...

(...) Desde o primeiro dia de testes, em Jerez, os carros têm tido dificuldades atrás de dificuldades em fazer funcionar os seus motores. Existiam boatos nas semanas anteriores a estes primeiros testes que haveriam dificuldades nos primeiros motores Renault V6 Turbo, mas foi quando os carros é que andaram pela pista que se pode ver a extensão dos prejuízos. Principalmente na Red Bull, a campeã inconstestável desde a temporada de 2010. 

Com o novo chassis RB10, espera-se que a marca sediada em Milton Keynes pudesse ter um chassis e um motor capaz de se manter nos primeiros lugares, como acontece desde o inicio da década. Mas o teste de Jerez foi um desastre: constantes problemas de sobreaquecimento e discussões acesas entre Newey e o representante da Renault, fizeram com que o projetista regressasse a Milton Keynes um dia antes do final dos testes, com Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo a rodarem ao longo daqueles quatro dias… 21 voltas ao todo. Cerca de um décimo que a Mercedes rodou no circuito espanhol. (...)

(...) Assim sendo, parece que estamos a caminho de assistir a 16 de março, em Melbourne, a um pesadelo por parte das equipas com o símbolo do losango. Ver uma divisão entre os Mercedes e a Ferrari, com a Renault, poderá significar que, por exemplo, Sebastian Vettel seja uma carta fora do baralho na luta pelo título. E isso faz-me lembrar os primeiros tempos da Renault Turbo, onde o carro era “carinhosamente” apelidado de “chaleira amarela” (ou “bule amarelo”) devido ao facto da sua potência ser inversamente proporcional à sua resistência. Quem for ver as estatísticas da carreira de Jean-Pierre Jabouille, por exemplo, poderá ver que em 55 corridas, apenas acabou três nos pontos. Mas pelo menos em duas ocasiões, foram vitórias! (...)

Já têm algum tempo de publicação, mas a minha saúde não permitiu que o publicasse antes por aqui. Contudo, a matéria continua a ser atual, pois fala-se dos motores Renault, que não estão no ponto e  depois de ter feito os testes de pré-época, os carros que tenham seus propulsores arrastem-se no fundo do pelotão a partir do GP da Austrália, em Melbourne.

Contudo, é um problema do qual eles trabalham em contra-relógio para o resolver, e esperam que já em Barcelona, a primeira corrida em solo europeu, haja evolução. O chato é que se calhar, Sebastian Vettel poderá estar fora do baralho nas cartas do título mundial...

Tudo isto e muito mais podem ler este mês no Nobres do Grid.  

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