sexta-feira, 6 de junho de 2014

WRC 2014 - Rali da Sardenha (Dia 1)

O primeiro dia do Rali da Sardenha foi totalmente movimentado e com momentos para mais recordar. Mas apesar de no final do dia estar um Volkswagen no comando, não só as diferenças são escassas entre os pilotos, como o piloto que está na frente não é o habitual Sebastien Ogier, mas sim o finlandês Jari-Matti Latvala, que aproveita as classificativas de terra para tentar abrir um avanço sobre a concorrência.

Depois de Mikko Hirvonen ter sido o melhor na classificativa de abertura, o dia de hoje começou com os Hyundai a partir ao ataque, beneficiando das suas posições na estrada. Sebastien Ogier abria a estrada, logo, iria sair prejudicado em relação à concorrência, e isso foi amplamente beneficado por Thierry Neuville e Juho Hanninen, que ficaram com as duas primeiras posições no final dessa primeira classificativa, apesar das queixas de vibrações do piloto belga: "Houve um ruído no interior do carro que era perturbador. Tentei seguir as linhas deixadas pelos pilotos à minha frente, e obtive alguma vantagem com isso." disse.

Ogier, em contraste, passava por um inferno, ao acabar a etapa no nono posto, e não coibia de dizer o que pensava: "Foi terrível e estou e vou perder muito tempo. Vou fazer o que puder, mas não há realmente nenhuma aderência." Já Mikko Hirvonen caia para o terceiro posto, mas não deixava escapar os Hyundai.


A partir dali, foram os Hyundai a marcar o ritmo no rali, com Hanninen e Neuville a alternar na liderança do rali, seguidos de perto pelo Ford de... Martn Prokop, que também beneficiava do lugar que tinha na partida, estando nessa altura a 9,1 segundos do piloto finlandês. Em contraste, Ogier descia cada vez mais na classificação, estando agora... no décimo posto, depois de fazer... o 12º melhor tempo nessa especial!
Contudo, antes de ser feita a quarta especial, uma grande baixa no rali: o Ford de Mikko Hirvonen pega fogo na ligação e fica reduzido a cinzas. O incêndio aconteceu antes da primeira passagem pela classificativa de Coliuna-Crastazza 1, quando eles pararam para trocar de pneus. Apesar de terem tentado usar os extintores, as chamas (que vinham do lado traseiro-direito do carro) já estavam suficientemente grandes para impedirem de ser apagadas. 

"Nós mudávamos os pneus e verificávamos as pressões, como é o normal entre troços e estava tudo bem. Mas, de repente o carro pegou fogo sem qualquer razão aparente. Quando eu lutava contra o fogo, vi que o pára-choques traseiro estava bem, pois às vezes acontece ele quebrar e pegar fogo ao tocar no escape. É muito estranho.", comentava um desolado Hirvonen.

Mas os dramas não acabariam por aqui: na quinta especial, era a vez dos Hyundai terem problemas, com Thierry Neuville a ter problemas no seu carro, devido a uma quebra da suspensão, e com Juho Hanninen a capotar, perdendo a liderança para Jari-Matti Latvala, que na classificativa anterior era... sexto. Não só ele venceu a etapa, como recuperou os 18,7 segundos que separavam dos pilotos da frente, passando pelo meio os carros de Prokop e de Robert Kubica (que doseava os pneus) e também aproveitando a paragem do Citroen de Kris Meeke. Sebastien Ogier também recuperava algum tempo, mas não muito.

Com estes problemas, o piloto finlandês aproveita e começa a distanciar-se da concorrência, vencendo todas as especiais até ao final do dia, conseguindo uma vantagem de 22,4 segundos... sobre Sebastien Ogier, que também fez uma enorme recuperação!

No final, ambos os pilotos falavam de como tinha corrido o dia deles: "Foi um bom dia. Tivemos um pequeno problema de manhã mas depois tudo se resolveu e estamos satisfeitos", comentou o piloto finlandês. Já Ogier, por seu lado, admitia que "hoje não conseguia ser mais rápido. Ataquei ao máximo mas nestas condições não era possível fazer melhor", comentou, depois de ter conseguido passar Mads Ostberg na última classificativa do dia.

O norueguês da Citroen é agora "o melhor do resto", a 33,7 segundos do lider e têm o terceiro Volkswagen de Anders Mikkelsen a "morder os calcanhares", pois a diferença entre eles é de meros quatro segundos. Robert Kubica é o quinto, a 56,9 segundos, e já cavou uma distância de pouco mais de vinte segundos sobre o galês Elfyn Evans. Martin Prokop é o sétimo, a um minuto e 29 segundos, mais sete do que o outro Ford Fiesta de Henning Solberg. 

A fechar o "top ten" estão os Ford Fiesta RRC do árabe Yazeed Al-Rahji e do qatari Nasser Al-Attiyah, enquanto que o terceiro na classe WRC2 é o português Bernardo Sousa, a seis minutos e 55 segundos do primeiro, e a mais de um minuto e 45 segundos do lider da classe.

O Rali da Sardenha continua amanhã.

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