domingo, 22 de novembro de 2015

O regresso da Peugeot à Endurance não acontecerá tão cedo

O reavivar da Endurance aconteceu na pior altura possível para a Peugeot, quando os problemas que a marca teve no final de 2012 a fizeram abandonar intempestivamente o WEC. Alguns falam que a marca francesa ainda faz falta numa competição que está cada vez mais interessante com a Audi, Porsche, Nissan e Toyota a participar na LMP1, a classe principal. Ainda mais com um "petrolhead" como presidente, o luso-francês Carlos Tavares.

Este fim de semana, porém, Tavares falou a um programa de TV francês, a "Turbo", onde ao ser abordado sobre algum plano para o regresso da marca à Endurance, afirmou que um eventual regresso dependeria de algumas condições:

"Já andei a discutir esta questão com vários dirigentes desportivos, e sempre que falamos sobre isso, coloco sempre uma série de condições", começou por afirmar.

"A primeira condição é que o grupo PSA esteja completamente fortalecido em termos económicos. A segunda condição é ter, ao nível do Campeonato Mundial de Endurance, um controle sobre os regulamentos que resulta em um controle de custos que torne este desporto viável", continuou.

"E a terceira condição é termos tempo para nos preparar e enfrentar os nossos concorrentes, outras marcas que estão lá há mais anos do que nós e por isso temos de ser capazes de entrar ao melhor nível em termos de preparação e maturidade técnica e tecnológica, porque se voltarmos lá, obviamente, é para ganhar", concluiu.

Apesar de óbviamente o grupo PSA estar disposto a competir no automobilismo, depois de termos assistido ao anuncio da Citroen, que vai fazer um ano sabático no WRC para regressar em força em 2017, à custa do WTCC, no caso da Peugeot, as suas prioridades são o Dakar e o programa do 208 Ti16 no Europeu de Ralis. Logo, apesar da ideia de um regresso à Endurance não estar descartada, esta não acontecerá nos próximos anos, talvez até ao final de década.

A Peugeot esteve na Endurance entre 2007 e 2011 com o moelo 908, com pilotos como Sebastien Bourdais, Pedro Lamy, Marc Gené, Stephane Sarrazin, Alexander Wurz e David Brabham, entre outros, acabando por vencer as 24 Horas de Le Mans em 2009, com Brabham, Gené e Wurz ao volante.

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