Portugal têm três pistas permanentes, capazes de acolher provas de automobilismo. Não é o exagero argentino dos 40 circuitos, mas tem mais do que uma de Grau 1 da FIA, Estoril e Portimão, com Braga a ser uma pista de Grau 3. E para além disso, temos o circuito urbano de Vila Real, onde o WTCR corre todos os anos.
Contudo, há projetos de construção de mais autódromos, e um deles pode acontecer no Alentejo, a meio caminho entre Lisboa e Algarve. Um projeto estrangeiro que promete ser "carbon neutral".
Contudo, há projetos de construção de mais autódromos, e um deles pode acontecer no Alentejo, a meio caminho entre Lisboa e Algarve. Um projeto estrangeiro que promete ser "carbon neutral".
Segundo conta hoje a Autosport portuguesa, o projeto, que tem origem em Vila Nova de São Bento, no concelho de Serpa, numa área onde já existe em kartódromo, que no final de 2015 estava em leilão. Há capital nórdico por trás e o nome de "Circuito do Sol" tem a ver com o número de dias sem núvens: 260, números de 2017. É que a seu lado, haverá uma central solar capaz de produzir de 2 MW de energia.
A pista será desenhada por Rodrigo Nunes, que anda a desenhar pistas da Formula E em lugares como Hong Kong, Nova Iorque, Berlim, Roma ou Paris. De inicio terá um edifício principal, onde ficarão as primeiras dez boxes. Ele terá dois andares e servirá de albergue à Torre de Controlo, à cafetaria e terá um terraço. Mais tarde, numa expansão, será erguido um hotel de cinco estrelas no complexo.
Contudo, a ideia é ter Grau 3 da FIA, sem ambições para rivalizar quer com Estoril, quer com Portimão.
Eles falam que os planos poderão ser apresentados em breve, e caso tenham todas as licenças, esperam ter a pista construída no espaço de um ano.
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