terça-feira, 9 de março de 2021

Vende-se: Porsche 911 RSR de 1973


Este não é um Porsche qualquer. Participou no primeiro IROC, foi corrido por um campeão do mundo e mais tarde, ficou nas mãos de alguém que se tornou famoso por motivos infames. E pedem 1,85 milhões de dólares por ele.

O Porsche 911 RSR era o modelo mais potente da marca no ano de 1973, e era um carro especial. Tão especial que fizeram 15 exemplares com um único propósito: o International Race of Champions, onde foram convidados pilotos dos dois lados do Atlântico, desde a Formula 1 ao Can-Am, passando pela USAC e a NASCAR. Entre os pilotos estava gente como Emerson Fittipaldi, Mark Donohue, Peter Revson, Denny Hulme e Richard Petty, entre outros.

O grande vencedor foi Donohue, que levou para casa 54 mil dólares, um dinheiro valente nessa altura. Já Emerson levou uns meros 8300 dólares...

Anos depois, o 911 caiu nas mãos de outro amante de automóveis e da velocidade, e decidiu colocar um kit de carroçaria 935 para poder competir nas corridas locais. Só que esse amente de automóveis era, nada mais, nada menos que Pablo Escobar. O carro ficou na garagem, só saindo para competir, até que após a morte do seu proprietário, em 1993, ficou perdido na Colômbia até ser resgatado alguns anos depois, já no inicio do século.

Trazido de volta para os Estados Unidos, foi restaurado para o aspecto original e está agora na DuPont Registry, onde o colocou à venda, pelo preço acima referido. 

Sem comentários: