segunda-feira, 20 de outubro de 2008

The End: Pat Moss (1934-2008)

Pat Moss, uma das pioneiras dos ralies, e irmã mais nova de Stirling Moss, morreu na passada terça-feira aos 74 anos, em Inglaterra, vítima de doença prolongada.


No final dos anos 50, ao mesmo tempo que o seu irmão Sirling ganhava nas pistas, a sua irmã Pat dominava as classificativas nas provas de longa distância, vencendo na sua categoria por cinco vezes, e venceu alguns ralis importantes, como o Roma-Liege-Roma de 1960, ao volante de um Austin-Healey 3000, e o Tulip Rally de 1962, ao volante de um Mini Cooper, a primeira grande vitória internacional desse modelo.


A sua carreira nos ralies também passou por uma pessoa: Erik Carlsson. O piloto sueco, mítico por ter conduzido Saab's a vida toda, casou com ela em 1963, e teve uma filha, Suzy, que também tornou-se famosa em termos desportivos, mas na equitação, uma modalidade que Pat Moss praticou no inicio da sua vida, e que voltou a ela após a sua retirada da competição, em 1974.


Pat Moss conduziu outros carros míticos, com o Saab 96, o Alpine A110, Lancia Fluvia e os já citados Mini Cooper, do qual... não gostava imenso. Afirmava que era "demasiado instável no limite". Escreveu dois livros: um em 1965, sobre a arte de guiar em rali, e dois anos depois, uma biografia sobre a sua carreira. Agora, faz parte da História. Ars lunga, vita brevis.

6 comentários:

Raúl disse...

pobrecita m da pena como murio q pena m da pero tuvo una vida muy completa y dedicada a el motor estas personas son las q hacen grandes al mundo del motor

Octeto Racing Team disse...

Speeder!!!!!

Super interessante!
Eu desconhecia a face feminina da família Moss.
Obrigada pelo post, vou sempre aprendendo mais.

Um beijo

Vick

Germano disse...

me pegou de surpresa essa notícia, nem sabia que ela estava doente.

Fábio Andrade disse...

Belo post, Speeder. Não conhecia a carreira da irmã do Moss. Obrigado!

Ron Groo disse...

Emocionante, não esperava menos de você Speeder, em relação a Srta. Moss.

Felipão disse...

Que maravilha de relato, Speeder...

Valeu!!!