segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Historieta da Formula 1: Graham Hill num Matra

Graham Hill é um piloto incontornável na história da Formula 1. Correu durante dezoito temporadas, de 1958 e 1975, numa altura em que aguentar mais de sete anos já era um feito, pois eram frequentes os acidentes graves ou mortais.

Hill é o unico piloto que alcançou a "Tripla Coroa": vencer o Mundial de Formula 1 (entre os quais, cinco edições do GP do Mónaco) em 1962 e 1968, venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 1966, e as 24 Horas de Le Mans em 1972, ao volante de um Matra, ao lado de outro nome mítico: o francês Henri Pescarolo.

No final da sua carreira, decidiu construir a sua própria equipa de Formula 1, e contratou um jovem promissor piloto, chamado Tony Brise. Infelizmente, os seus sonhos de construtor terminaram a 29 de Novembro de 1975, quando o seu avião Piper Aztec, tripulado por ele, e levava consigo Brise, o projectista Andy Smallwood e três mecânicos, caiu num campo de golfe nos arredores de Londres, não deixando sobreviventes.

Mas a historieta da formula 1 fala de algo mais interessante: um teste de Graham Hill, em 1972, a bordo de um... Matra! O teste ocorreu em Jarama, provavelmente após o GP de Espanha, que ocorreu em Abril, e poderá ter sido uma forma de se ambientar ao motor V12 da marca, que era famosa pela sua potência e pelo seu silvo caracteristico, para as 24 Horas de Le Mans desse ano. Não há registos da marca que alcançou, mas parece que foi uma adaptação bem sucedida, pois aconteceu dois meses antes dele e "Pesca" terem ganho a mítica prova de resistência...

A foto é do Rianov, mas a história podem vê-la no Pandini GP, numa das suas já famosas "Moscas Blancas", onde também está uma foto de Graham Hill a testar o Lotus 72, no inicio de 1970, numa altura em que já não era piloto da marca, embora conduzisse esse modelo pela Rob Walker Racing. E no final do ano, conduziu esse modelo nos três Grandes Prémios finais...

Sem comentários: