domingo, 19 de outubro de 2008

Formula 1 - Ronda 17, China (Corrida)

Hoje, em alguns aspectos, iria ser um dia decisivo para a aribuição do título Mundial de pilotos para 2008. Iriamos ver se Lewis Hamilton iria ficar à beira do seu título mundial pela McLaren, o primeiro desde 1999, ou então se ele o iria desperdiçar, como no ano passado, e daria quase de bandeja esse título mundial a Felipe Massa.


Afinal... o inglês portou-se bem. Do seu primeiro lugar conquistado na grelha, manteve a cabeça fria e ganhou uma vantagem na partida do qual não mais a abandonou até à bandeira de xadrez, vencendo categoricamente e sem erros o GP da China, ficando com sete pontos de vantagem sobre Massa. Ou seja: Hamilton tem 70 por cento de favoritismo para Interlagos.


Curioso: no ano passado, Kimi Raikonnen tinha exactamente essa diferença para Lewis Hamilton, e acabou campeão do Mundo em Interlagos. Certamente os camaradas brasileiros não se esquecerão dessa coincidência nas duas semanas que se seguem, mas também quero relembrar que os relâmpagos não caem duas vezes no mesmo sítio...


De resto, esta corrida foi uma chatice absoluta. Não houve muita emoção, apesar de ter havido muitas ultrapassagens e algumas situações no limite, como a batida na partida entre Sebastien Bourdais e Jarno Trulli, ou o furo de Heiki Kovalainen, entre alguns outros.


Depois dos pilotos que subiram ao pódio (Hamilton, Massa e Raikonnen), o quarto lugar foi para Fernando Alonso, que lutou durante algum tempo com Heiki Kovalainen por esse lugar, terminado quando o finlandês sofreu um furo, e os BMW de Nick Heidfeld e Robert Kubica, que com este quinto e sexto lugares, obtiveram um bom resultado. Contudo, para o piloto polaco, isto significa que está matematicamente fora da luta pelo título, o sétimo lugar do Toyota de Timo Glock, e a fechar os pontos, o segundo Renault de Nelson Piquet Jr.



E agora saimos da China para rumarmos a Brasil. Dentro de duas semanas em Interlagos, tudo será decidido. E muito provavelmente será feita história...

5 comentários:

Anónimo disse...

Desde 1999, não?

Speeder76 disse...

É isso, tens razão. Já corrigi essa parte...

Germano disse...

será uma corrida promissora, se Massa ganhar e levar o título, será um espetáculo.

Anónimo disse...

Finalmente o Hamilton fez uma corrida tranquila,pensando no campeonato. Acho difícil ele perder o título dessa vez...

bjs

Anónimo disse...

Seja qual for o campeão, será feita história. Ver Massa campeão no Brasil seria um espetáculo raro, pelas comemorações que se seguiriam entre piloto, equipe e a torcida "em casa".

Mas aí é que está o problema... embora o meu lado brasileiro torça por Massa, o meu lado "fanático por Fórmula-1" torce por Hamilton... seja quem for o campeão, o título será um verdadeiro divisor de águas.

Massa pode dar adeus à condição de sempre ser piloto "postulante ao título", enquanto Hamilton pode estacionar de vez sua trajetória de ascendência meteórica graças a seu talento raríssimo.

Confesso que estou dividido...