quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O "mistério A1GP", a dois meses do seu começo

Ontem à noite, depois de ter acabado a minha 5ª Coluna, dei por mim a ver a página da A1GP, mais concretamente a olhar para o calendário, onde via a contagem decresente para a prova de Surfers Paradise: 60 dias. Dois meses para a prova australiana, e vejo que só há duas provas confirmadas, com mais três vagas abertas, pelo menos em 2009, ignorando o que vai ser o calendário na segunda metade do campeonato, ou seja em 2010.

Bem sei que a crise afecta a todos, e sei perfeitamente que no ano passado houve três cancelamentos em termos de calendário (Itália, Indonésia e México), todos por razões diferentes. Sei perfeitamente que no primeiro caso, os carros não estavam prontos, e nos outros casos foi por causa da Gripe A (México) e que a pista não estava pronta (Indonésia). Mas este ano já se saberia alguma coisa de concreto. Será que teremos mesmo competição? Quem visitar o site, dirá que sim, e a demonstração em Assen, há umas semanas, foi uma forma de mostrar que "estão vivos". Mas sei que em Julho, a empresa que tratava da logistica, sedidada em Inglaterra, abriu falência. E sinceramente, não sei nada sobre a tal fábrica de Portimão, que já deveria ter começado a ser construida.

Em suma: o luso-aul-africano Tony Teixeira está muito silencioso por estes dias. Por onde andará?

A dois meses de um eventual quinta temporada da categoria, as duvidas persistem em alguns sectores, mas o resto parece estar vivo. Verdade ou uma forma de não esquecer que existem? Afinal de contas, é uma competição onde andam carros construidos pela Ferrari, que assinou um protocolo até 2014... Gostaria de saber umas noticias a sério sobre o que se passa acerca desta competição entre nações, de onde Filipe Albuquerque é o piloto que corre por Portugal.

Sem comentários: