segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Noticias: Ferrari fortemente criticado pela opção Badoer

A utilização de Luca Badoer por parte da Ferrari no GP da Europa, no circuito espanhol de Valencia, e o consequente desastre no seu fim de semana de regresso à competição, dez anos depois do seu último Grande Prémio, deram azo a um mar de criticas por parte de muitos especialistas, incluindo ex-pilotos de Formula 1. E até um deles, Anthony Davidson, se ofereceu para pilotar o F60!


"Vou falar pessoalmente com a Ferrari esta semana para propor o meu nome. O Luca não esteve nem perto nem longe de conseguir pontuar e aquele carro é capaz de o fazer", começou por dizer Davidson na sua coluna no jornal inglês The Telegraph. "Estou pronto e penso que sou melhor. Não é ser arrogante. É apenas aquilo em que acredito. Tenho a experiência necessária para ter a minha oportunidade na Fórmula 1 - por isso, porque não na Ferrari?", concluiu o britânico, ex-piloto de testes da BAR Honda e piloto efectivo da Supar Aguri em 2007 e 2008.


Outro que também criticou as capacidades de Badoer de pilotar o F60 e até se auto-propôs para o lugar, mas de modo mais recatado, foi o escocês David Coulthard, piloto entre 1994 e 2007, ao serviços de Williams, McLaren e Red Bull. "O director da equipa Stefano Domenicali explicou que na equipa italiana fazem as coisas de maneira diferente e decicidiram recompensar a lealdade do piloto de testes italiano ao dar-lhe um lugar uma vez que o Michael Schumacher se declarou fora de forma para os rigores da F1. Admiro o sentimento de lealdade, mas a lealdade não faz tudo e agora a Ferrari precisa de reagir ao que está a ver na pista", começou por escrever Coulthard, agora comentador da BBC Sport.


"Não tenho nada contra o Luca e temos de lhe dar o benefício da dúvida (...) mas ele é um piloto de Formula 1 com imensa experiência de testes e a diferença entre ele e o seu companheiro de equipa e para o último da grelha é simplesmente demasiado grande. (...) Ainda que a Ferrari não esteja na luta pelo título, continua a ser um Ferrari e isso significa que o carro tem de ser pilotado tão depressa quanto consegue andar - e neste momento isso não acontece", continuou.


E, tal como Davidson, o escocês acredita que também seria capaz de fazer melhor do que Badoer: "Acredito que poderia ter feito melhor do que o Luca. Se tivesse uma oportunidade concreta para o fazer, tenho a certeza de que a Red Bull me deixaria participar - mas a Ferrari só procurou internamente até agora", afirmou, em jeito de 'auto-recomendação'...


Apesar de todas estas criticas, Stefano Domenicali, o director desportivo da Ferrari, evidenciou qualidades no piloto italiano e deu-lhe um voto de confiança para o próximo Grande Prémio, que se disputará no próximo fim de semana no circuito belga de Spa-Francochamps:

"Claro que é uma corrida importante para o Luca Badoer. Esperamos uma grande melhoria dele e depois logo se verá. Tal como disse antes, a Ferrari não pode ficar satisfeita por ter um carro na última posição. Isso é bastante claro, mas temos de ter em conta todas as circunstâncias e tudo o que aconteceu. Julgo que se olharmos para trás, foi um fim-de-semana difícil para ele", considerou Domenicali.


"Em termos de andamento de corrida, se tentarmos compará-lo com outros jovens pilotos, podemos chegar a algumas conclusões. Ele fez uma grande partida e depois foi tocado por trás, perdeu um lugar e depois, em termos de ritmo, toda a gente estava preocupada acerca da sua saúde, preocupada que ele não chegasse ao final e que tivesse de ir para o hospital. Mas ele estava muito bem", observou, destacando a boa forma física de Badoer.

1 comentário:

Willian disse...

Eu fico imaginando o que Davidson poderia fazer de melhor do que Badoer...