quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Noticias: FIA deixa tudo na mesma no "caso ordens de equipa"

Era a decisão que todos esperavam: a FIA decidiu esta tarde que não irá aplicar mais sanções para além da multa que deu à Ferrari pela polémica troca de posições no GP da Alemanha, pedindo a Felipe Massa para que abdicasse da vitória a favor de Fernando Alonso. Para além disso, a FIA afirmou também que irá constituir um grupo de trabalho no sentido de rever o artigo 39.1 dos regulamentos da FIA, que proibe as ultrapassagens.

"A 25 de Julho de 2010, no GP da Alemanha, a reunião dos comissários encontrou uma infração da Scuderia Ferrari à proibição de ordens de equipa que interfiram no resultado final de uma corrida e, então, decidiu impor uma multa de $ 100.000 e encaminhar um 'dossier' para o Conselho Mundial de Desporto a Motor para mais considerações.

O Órgão de Julgamento do Conselho Mundial de Esporte a Motor realizou uma audiência extraordinária a oito de Setembro de 2010 para examinar a questão.

Despois uma análise aprofundada de todos os relatórios, declarações e documentos apresentados, o Órgão de Julgamento decidiu confirmar a decisão dos comissários de multa de 100 mil dólares por infração ao artigo 39.1 do Regulamento Esportivo e impor o pagamento das despesas efetuadas pela FIA.

O Órgão de Julgamento também reconheceu que o artigo 39.1 do Regulamento Esportivo deveria ser revisto e decidiu encaminhar esta questão para o Grupo de Trabalho Esportivo da Formula 1." A FIA afirmou também que será dada uma explicação mais exaustiva amanhã, em comunicado.

A Ferrari já reagiu, congratulando a FIA pela sua decisão. "A Ferrari tomou conhecimento da decisão do Conselho Mundial da FIA, relativa ao resultado do GP da Alemanha deste ano, e deseja expressar o seu apreço à proposta do Conselho de rever o artigo 39.1 do Regulamento Esportivo da Formula 1, na luz do que emergiu durante discussões de hoje."

De uma certa maneira, provou-se que hoje, se duvidas existissem, o regulamento tem interpretações diferentes. É duro para todos, menos para a Ferrari, porque faz parte da mobilia, e esta não se pode deitar fora. Mais um bom motivo para os detractores dizerem que isto não é um desporto. E se no final desta história for um "liberar geral", então arrisca-se a ser pior...

Sem comentários: