segunda-feira, 24 de outubro de 2011

De zero a duas corridas nos Estados Unidos

Foi muito falado durante o final de semana, especialmente no Wall Street Journal, mas deverá ser anunciado amanhã: Bernie Ecclestone e as autoridades do estado de Nova Jersia chegaram a um acordo para que a partir de 2013 haja uma segunda corrida em território americano. A corrida seria no "watefront" de Weekhaven, no rio Hudson, com as torres de Nova Iorque como pano de fundo. A ser verdade, era a concretização de um velho sonho de Bernie Ecclestone, com pelo menos 30 anos de idade.

Weekhaven é um antigo porto que teve o seu auge de atividade em meados do século passado, graças ao seu enorme porto e os seus armazéns, mas que a partir dos anos 70 conheceu a sua decadência, transformando-se num porto abandonado e com má fama. Mas em 1981, um homem de negócios italo-americano, Arthur Impreatore, comprou aquela parte de Nova Jersia por 17,5 milhões de dólares, com a intenção de transformá-la numa zona "in" atraindo os novaiorquinos abastados, mas que não ten dinheiro para pagar um apartamento em Manhattan. E a paisagem também ajuda, não é?

Impreatore, que tem mais ou menos a mesma idade de Ecclestone, ficou muito rico com os seus projetos imobiliários. Também comprou a empresa de "ferries" que faz as ligações às duas margens do Rio Hudson e é um avido fã de desporto, pois foi durante uns tempos dono de uma equipa de hóquei no gelo, os New Jersey Devils. A ser verdade, o circuito será construido dentro de um parque, muito bem servida de acessos - por ferry, estrada e comboio, graças ao Hudson Bergen Light Railway, que tem ligações ao Metro de Nova Iorque.

Com isto, Ecclestone concretiza um sonho que chegou a estar previsto... em 1983. Dois anos antes, quando Ecclestone ameaçou criar uma série paralela, colocou quatro corridas em paragens americanas, uma das quais em Nova Iorque. A ideia foi abaixo, mas voltou à carga em 1983, com um circuito desenhado nas ruas de Manhattan e que chegou a fazer parte do calendário oficial. Só que atrasos nas obras, bem como divergências entre Ecclestone e a Câmara de nova iorque levaram a que a corrida fosse cancelada e substituída pelo GP da Europa, que decorreu a 15 de outubro daquele ano no circuito britânico de Brands Hatch. Irónicamente, a acontecer esta corrida, substituirá... o GP da Europa, que se corre em Valencia.

O Joe Saward, um dos que segue estas noticias sobre as corridas americanas, fala que isto é um reavivar de um velho sonho de Ecclestone em ter corridas em paragens norte-americanas. Se em 2009 tivemos... zero, em breve poderão haver entre quatro a cinco corridas. Duas nos Estados Unidos, outra no Canadá e uma no México, provavelmente no velho Autódromo Hermanos Rodriguez. E se juntarmos o Brasil no bolo, então até se pode falar em seis, pois há movimentações no sentido do regresso da Formula 1 à Argentina, que também vive tempos de prosperidade económica.

E num tempo onde a IndyCar luta para tirar espectadores à NASCAR, por exemplo, ver a Formula 1 a regressar em força a aquelas paragens pode não ser bom sinal. veremos o que amanhã nos reserva.

1 comentário:

Paulo Abreu disse...

Ainda acho que a F1 devera correr em pistas conhecidas pelos americanos. Road America, Road Atlanta, Watkins Glen, Laguna Seca, são boas opções e isso até chamaria o público.