segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Schumacher: Estado da saúde é critico e inspira muitos cuidados

Michael Schumacher está em estado muito grave, depois de ter sido operado este domingo em Grenoble após ter sofrido uma violenta queda na estância de ski de Meribel. Os médicos do hospital universitário de Grenoble disseram que ele está num coma induzido, no sentido de reduzir o inchaço causado pela violenta queda que sofreu ontem de manhã.

Numa conferência de imprensa desta manhã, que teve a presença do Prof. Jean-Francois Payen, chefe do serviço de reanimação do Hospital Universitário de Grenoble, e do Dr. Gerard Saillant, médico e também amigo da família, os médicos afirmaram que o estado do ex-piloto alemão de 44 anos é critico e inspira muitos cuidados. Contudo, o coma é artificial e está num estado intermédio, no sentido de aliviar a pressão craniana. E ao contrário do que avançou esta manhã alguma imprensa franco-alemã, Schumacher foi só operado uma vez.

"Michael Schumacher teve um trauma muito sério. Estava num estado de agitação quando foi atendido, e rapidamente chegamos à conclusão de que estava numa situação critica, caindo rapidamente em coma. O tratamento neurológico foi urgente, no sentido de aliviar a pressão craniana. Infelizmente, ele têm algumas lesões cerebrais.", afirmou o Prof. Payen.

Para além disso, os médicos afirmaram que o impacto foi a alta velocidade e aconteceu do lado direito do seu crânio. E afirmam que sem qualquer tipo de dúvida, graças ao capacete que levava, ajudou-o a salvar-lhe a vida. "Podemos afirmar que está a lutar pela vida. Cremos que ele está em estado critico. Não poderemos fazer qualquer prognóstico por agora, apesar de estarmos a monitorizá-lo permanentemente. Sem o capacete, ele não estaria por aqui", continuou.

Os médicos esperam que o seu estado físico - Schumacher sempre foi um excelente atleta - o ajude na recuperação das lesões que sofreu. Uma nova conferência de imprensa está prevista para o final desta tarde.

Sem comentários: