terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O estado de saúde de Schumacher, visto por Gary Hartstein

Para quem acompanha o estado de saúde de Michael Schumacher, é sempre importante ir para além das noticias e dos "achismos" e ler - ou ouvir - a opinião de pessoal mais especializado. Neuro-cirurgiões, por exemplo. Desde o momento em que se soube do acidente e da gravidade do seu estado, uma das opiniões que surgiu no meio da maré foi o do Dr. Gary Hartstein, que entre 2005 e 2012 se tornou no médico oficial da Formula 1. Neurocirurgião de especialização, Hartstein esteve a ouvir atentamente a conferência de imprensa desta manhã, como toda a gente, e viu sinais positivos, que os expressou no seu blog pessoal.

Em suma, ele afirmou que a parte positiva foi que os médicos afastaram por agora a hipótese de uma segunda operação, que poderia acontecer devido à uma eventual persistente pressão intracraniana.

Após isso, ele deu uma ideia de o que é que os médicos estão a lidar na situação de Michael Schumacher: "Disseram-nos que Michael tem "uma lesão bilateral". Isso significa que o cérebro está afetado em ambos os hemisférios. Isso não me surpreende, pois foi um golpe duro. Que tipo de " lesões"? Apesar de não ter sido dito, podemos assumir um de três tipos. Em primeiro lugar, o próprio hematoma. O sangue acumulado teve de ser evacuado, e isso já foi feito, e Michael será examinado e verificado regularmente, a fim de detectar a formação de novos hematomas, ou uma reacumulação [de sangue] por parte do original.

Em seguida, estão as contusões. Estes são basicamente marcas pretas e azuis no cérebro. Eles são o resultado de um golpe duro, e consiste em áreas de inchaço e sangue que está escoou para fora dos vasos para os tecidos - como quando você bate seu braço. No cérebro, como noutros lugares do corpo, o sangue é absorvido, e os danos são curaveis. Contudo, por vezes deixam-se pequenas cavidades para trás.

O terceiro tipo de lesões são de nível microscópico. Eles consistem de danos para os pacotes de "cabos" (axónios) que ligam os grupos de células cerebrais. Este tipo de dano não é facilmente visível através de imagens padrão, mas é freqüentemente associada com os 'pobres resultados neurológicos'. Estas lesões não são tratadas especificamente, mas sim, eles são geridos por princípios básicos de cuidados intensivos - 'maximizar a felicidade cerebral e evitar a infelicidade cerebral'".

Vamos a ver. Amanhã está prevista uma nova conferência de imprensa sobre o estado de saúde do ex-piloto alemão.

Sem comentários: