terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Schumacher: um desastre de relações públicas

Tento não falar, comentar ou "especular" sobre o estado de saúde de Michael Schumacher, e era essa a minha intenção quando li o rumor vindo da revista alemã "Focus" de que os médicos do Hospital Universitário de Grenoble tinham decidido parar com o processo de acordar o ex-piloto alemão do coma. Contudo, ao ler esta segunda-feira o mais recente post do Dr. Gary Hartstein, o antigo médico da Formula 1, ele já começa a questionar sobre os silêncios e aquilo que os comunicados oficiais, ditos pela porta-voz da familia, Sabine Kehm, não dizem.

Permitam que coloque aqui um extrato:

"Se você não tiver o hábito de ler a seção de comentários depois de cada post (eu faço, é claro - é maravilhoso para ver o que vocês que me lêm pensam, e uma fonte de admiração que você realmente toma o tempo para escrever), vale a pena espreitar (em ordem cronológica) com os comentários para a minha mais recente entrada.

É bastante claro que os fãs de Michael estão a começar a sentir como a sua devoção, o seu comprometimento e a sua paixão por alguém que, já elevado à categoria de herói ao longo de muitos anos não significa nada. Vejo expressões de raiva, decepção e frustração. Outros, com considerável abnegação, estão contando com o "respeito pela privacidade de Michael" e aceitar a falta de informação com paciência... mas mesmo aqui há um tom de frustração por terem concordado em fazê-lo.

Eu não sou um jornalista, nem sou um profissional de relações públicas ou de comunicação. Mas eu realmente já não consigo ver como é que a atual política de comunicação ajuda Michael ou sua família. Eu não vejo como falar sobre os altos e baixos de um processo como este dá cabo da privacidade de Michael ou faz a jornada de Corinna e das crianças ainda mais complicada. Não consigo compreender as razões para isso. 

Eu já disse isso antes e vou repeti-lo: isto é totalmente injusto com as pessoas que fizeram Michael a celebridade que ele é. As pessoas que vibravam com suas vitórias e ficaram tristes por suas derrotas. Eles merecem que lhes digam algo mais do que estão a dizer. Eu não digo que é o seu direito de saber (embora a jurisprudência impõe limites mais frouxas em "privacidade" das celebridades do que pelo dos cidadãos "normais" ), mas sim eu digo que eles merecem saber sobre ele. Porque diabo é que a dor e angustia dos fãs não está sendo considerada? Como é que não informar os milhões de fãs os vai ajudar em alguma coisa?"

Como podem ver, mesmo o Gary Hartstein está a chegar às mesmas conclusões que cheguei há cerca de dez dias acerca do tratamento que a familia Schumacher e a sua porta-voz, Sabine Kehm, esta a ter de todo este caso. Fechar-se num casulo parece que em vez de ganhar a simpatia dos fãs, já os começa a irritar de maneira crescente, à medida que passam as semanas e as mensagens são cada vez mais monocórdicas, como querendo parecer fazer passar por tontos. E claro, provavelmente não tardarão acusações de que eles andam a esconder informação...

Para mim, independentemente de esconderem ou não informações, estou convencido que esta operação de relações públicas já é um desastre. Vamos supor que existiriam sinais de melhoras sobre Schumacher, porque é que a família e os médicos estão a escamotear essa informação? Não se entende apenas como um conceito mais estrito do direito à privacidade, têm de ser algo mais. Mas não vou mais adiante, porque senão ainda volto a ser chamado de "especulador" ou "abutre" ou algo pior...

Mas digo isto: detesto ter razão antes de tempo. 

2 comentários:

Hawk disse...

Posso estar errado, e ate será melhor para o Schumacher e família que esteja inteiramente errado.
Mas esta situação do Schumacher nao e nada fácil de explicar, mas talvez mais fácil de especular.
Esta situação de "estado de coma" arrasta-se quase dois meses?
Não creio que Schumacher saia do hospital em vida, as coisas estão a durar demais e os danos ao cérebro não vão diminuir ao longo que o tempo vai passando. As complicações vão se multiplicando e as esperanças vão se diminuindo.
Mais uma vez eu desejo ao Schumacher e a sua família muita força nestes dias de escuridão.
Vamos la ver o que Deus vai decidir.

Formula1Lionel disse...

Eu , só peço ou os Fãs exigem da Familia de Michael que NUNCA DESLIGUEM OS APARELHOS e que mantenham Ele vivo CUSTE O QUE CUSTAR ...QUE DE O TRABALHO QUE DER ...AFINAL SUA FORTUNA DE 2,5 BILHOES PERMITE ISSO ...E NÃO SOMENTE DESLIGAR APARELHOS POR QUE ACHAM QUE NÃO TEM ESPERANÇAS ...ja teve cavarios casos de 10 anos de como e acordar ..os FÃ EXIGEM QUE MANTENHAM SHIME LIGADO COM APARELHOS ETERNAMENTE...