terça-feira, 9 de setembro de 2014

A entrevista a Alejandro Agag sobre a competição elétrica

A pouco mais de três dias do inicio do campeonato, em Pequim, Alejandro Agag fez uma extensa entrevista ao site oficial da competição, onde não só fala sobre a competição em si e o que poderá trazer de novidade, mas também sobre os planos para o futuro, onde ele afirma querer expandir a competição por todo o mundo, num máximo de 18 corridas, e que haja mais construtores, que façam novos componentes, no sentido de incentivar a concorrência e avançar a tecnologia elétrica.

E sobre o facto de os pilotos terem de mudar de carros, em vez de baterias, entre corridas, Agag afirma que foi uma imposição da FIA devido a "razões de segurança". Mas acredita que, apesar de ser uma competição totalmente nova, o público irá abraçar o conceito, pois á uma combinação de segurança com a proteção do meio ambiente.



1 -Você tem a sua primeira corrida em Pequim a 13 de Setembro. Estão todos prontos? Ou ainda há um monte de coisas para finalizar antes que comece a primeira corrida? 

Estamos ansiosos pela primeira corrida! Temos vindo a trabalhar por dois longos anos ou dois curtos anos - tudo depende de como você olha para isto - dois anos é um tempo curto para montar um campeonato como este. Mas agora é o momento da verdade. Estamos realmente ansiosos por isso e está tudo pronto. Ao longo deste ano, e até o mês de agosto, os carros passaram por cinco testes oficiais e duas simulações de corrida em nossas sedes operacionais em Donington Park. Não deixamos nada ao acaso. Tudo tem sido testado, desde os carros às verificações técnicas. Vai ser um show fantástico.

2 - Por que você vai mudar carros em vez de baterias? 

Trocar de carros foi uma decisão da FIA por razões de segurança, e a segurança vem em primeiro lugar. Também é importante lembrar que apesar da Fórmula E ser um campeonato de corrida, é também um campo de testes para a tecnologia de veículo elétrico. Tecnologia leva tempo para se desenvolver, basta olhar para a evolução dos telemóveis (celulares), dos «tijolos» para smartphones, ou dos computadores de desktop para os tablets. Da mesma forma, acreditamos que os carros elétricos precisam de tempo para evoluir e nós estamos apenas no início de uma era nas corridas elétricas - isso é muito emocionante. Actualmente, as nossas baterias duram 25-30 minutos, mas como a tecnologia melhora - o nosso objetivo será o de rodar toda a corrida com um só carro e uma só bateria.

3 - O que torna a Formula E tão diferente e emocionante, quando há outros competições por aí? 

Eu sou um grande fã de todos os esportes a motor especialmente a Fórmula 1 e GP2. Fórmula E é um 'automobilismo perturbador". Absolutamente tudo que vêm é novo e pioneiro. Estamos experimentando um programa desconhecido - o início de uma era de esportes a motor elétrico. 

Corremos em novos locais - em centros de cidade e não pistas existentes. Nós já produzimos cem carros de corrida elétricos a partir do zero e ver 40 carros elétricos de corrida em torno dos centros da cidade numa tarde de sábado não tem precedentes. 

Estamos também a fazer a fusão entre um mídia social e um esporte a motor de uma forma que nunca foi feito antes - fazendo Formula E uma fusão entre uma corrida real e um jogo de vídeo. Os fãs vão poder votar diretamente para seu piloto favorito e potencialmente influenciar o resultado da corrida. 

Na frente da sustentabilidade, nosso objetivo é tornar-se o primeiro campeonato de automobilismo neutro carbonico. E, finalmente, a Fórmula E é dirigida a um novo fã de desporto automóvel mais jovem - os "millenials", a geração do "smartphone".

4 - Olhando para a lista de pilotos, foi muito dificil atrair pilotos de elite em uma nova forma de esporte a motor? 

Atrair bons pilotos foi um desafio no início, porque eles queriam ver o que era a Formula E e sobretudo - e mais importante - eles queriam ver o carro. 

Eu acho que o ponto de viragem foi quando o Jarno Trulli, um ex-piloto de Fórmula 1, testou o carro pela primeira vez e ficou muito impressionado com ele. Lucas di Grassi e Ho-Ping Tung fizaeram um trabalho incrível desenvolvimento o carro também. 

Para ter um carro com um grande desempenho é o que tem atraído os pilotos. Eles também queriam ver que se tratava de uma coisa real. Não é uma demonstração ou um show. Esta é uma corrida real e os pilotos têm uma máquina com a qual eles possam lutar e isso é o que importa.

5 - Que tipo de espetáculo a Formula E tem para atrair os fãs? 

Fórmula E tem um som único, futurista e divertido. Acho que o som que a Fórmula E vai entregar será um som legal: é o som de um motor elétrico. Eu acho que vai ser o som do futuro das corridas.

Acho que o som é alto o suficiente para fazer os fãs animados, mas é baixo o suficiente para nos permitir competir nos centros urbanos sem causar poluição sonora. Então, é o nível de ruído ideal para nós.

6 - Como irão carregar os carros? 

Em algumas cidades, será carregada a partir da rede, mas temos que ter certeza de que a eletricidade vem de fontes renováveis​​. Noutros casos, vamos usar geradores Aquafuel - que obtêm sua energia a partir de glicerina obtida a partir de algas marinhas. Pensamos que é uma tecnologia completamente nova que tem emissões extremamente baixas, sem fumo e sem barulho. Também mostra que o campeonato está comprometido com a sustentabilidade - não só através da promoção de carros elétricos, mas também todos os outros aspectos da competição como um todo.

7 - Qual é o plano de médio prazo para a Fórmula E? 

Temos dois caminhos de crescimento para a Fórmula E - geografia e tecnologia. Geograficamente, nós gostaríamos de estar a correr em todo o mundo. Gostaríamos de estar na África e na Austrália ou na Nova Zelândia, nós gostaríamos de expandir na Ásia e na Europa. Estamos pensando em adicionar mais uma ou duas corridas por ano - até chegarmos a um calendário de entre 16 a 18 corridas. Em termos de número de corridas - que é o objetivo. Nós temos uma grande procura de diferentes cidades. 

Tecnologicamente: o crescimento virá dos fabricantes de que o projeto e preparar os carros para o campeonato, principalmente as baterias. Estamos conversando com vários fabricantes. A partir da segunda temporada gostaria de ter novos fabricantes chegando, não necessariamente construindo todo o carro, mas fazendo baterias, motores elétricos, etc.

8 - Você espera que as cidades e o público mudem a forma como eles abordam a mobilidade urbana após a Formula E? 

Queremos ser uma força de liderança na divulgação da ideia de mobilidade urbana limpa e sustentável. Estamos confiantes de que podemos conseguir isso devido ao poder do automobilismo. 

Queremos que a Formula E se torne numa plataforma de pesquisa e desenvolvimento e acelerar a adoção dessa tecnologia em veículos elétricos do quotidiano. Em suma, queremos que as pessoas acreditam nos carros elétricos. Um dos maiores problemas dos carros elétricos é a imagem. Muitas pessoas pensam que os veículos eléctricos não irão resultar para eles ou que o progresso será muito lento. As pessoas não sabem a verdade e queremos mostrar a todos o que os carros elétricos podem realmente fazer.

Sem comentários: