quinta-feira, 7 de julho de 2016

Não há ordens de equipa... por enquanto

O estado-maior da Mercedes lá se reuniu hoje em paragens inglesas - provavelmente em Brackley - e decidiu-se, depois de uma prolongada discussão e reflexão por parte de Toto Wolff, Niki Lauda e os pilotos, que continuam a estar livres para discutir a vitória, mas com algumas restrições. Eles falam em "regras de conduta", mas não as especificaram, e também tiveram o bom senso de não as aplicar agora, pois têm agora os GP's da Grã-Bretanha e da Alemanha, precisamente as nacionalidades dos pilotos em questão, Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

Esta liberdade surge com um dever dos nossos pilotos, que têm de respeitar os valores da equipa. Nas últimas cinco corridas houve três incidentes que custaram à Mercedes 50 pontos no Mundial de Construtores. Portanto, reforçámos as regras de conduta, e incluímos agora bastantes mais impedimentos para contactos entre os nossos dois carros. Com isto, confiamos que os nossos pilotos vão saber gerir melhor a sua situação em pista. O seu destino está nas suas mãos”, começa por se ler no comunicado oficial.

Os pilotos foram lembrados que podemos dar instruções durante a corrida para nos protegermos face a potenciais perdas de pontos para o Campeonato de Construtores, tal como fizemos este ano no Mónaco, quando Nico Rosberg foi instruído a deixar passar o Lewis. Se os pilotos não honrarem estas regras de conduta, podemos utilizar as ordens de equipa como último recurso”, conclui o comunicado.

Como foi lembrado, a Mercedes já perdeu pontos por culpa própria, nomeadamente em Barcelona e agora, em Zeltweg, mas também houve pequenos incidentes, como na partida do GP do Canadá, em Montreal. Ao longo destes dias, foi-se dito por aqui - e também noutros lados - que ambos os pilotos querem provar algo um ao outro. Que o dominador não tem a vida facilitada pelo dominado, e enquanto existir liberdade para atacar a liderança, eles o farão. E como já vimos, não interessa se é na primeira ou na última volta, vai acontecer e pronto. O trato da parte da equipa é que não destruam os carros, para que os outros aproveitem. Como aconteceu em paragens espanholas...

Só que o problema este ano é outro. Nico Rosberg teve uma partida fulgurante - quatro vitórias nos quatro primeiros Grandes Prémios - e quer manter a liderança a todo o custo, querendo mostrar que tem material de campeão. Mas Hamilton confiou bastante na ideia que o seu talento basta para o apanhar e ser de novo campeão, ainda por cima numa temporada longa como é esta. E se isso acontecesse, o ego de Nico Rsoberg seria bastante diminuido, e passaria a ideia de que não tem estofo de campeão, pelo menos contra um Lewis Hamilton que quer demonstrar que o faz sem esforço, ou se preferirem, enquanto festeja com os seus amigos famosos no Mónaco ou Beverly Hills...

Como já disse, esta vai ser uma temporada bem longa, e ainda nem chegamos a meio. E tenho a certeza que esta história vai conhecer mais capitulos.

Sem comentários: