domingo, 27 de agosto de 2017

ERC 2017 - Rali Barum Zlin (Dia 1)

Na Republica Checa, os checos mandam. É por isso que ao fim das nove primeiras classificativas do Rali Barum Zlin, sexta prova do Europeu de Ralis, é Jan Kopecky que lidera, com 16,9 segundos de vantagem sobre o russo Alexey Lukyanuk, no seu Ford. Kajetan Kajetanowicz é o oitavo e Bruno Magalhães é o 12º, a dois minutos da liderança.

No final deste dia, o piloto português disse sobre as suas dificuldades de adaptação ao rali checo: 

"As primeiras passagens foram mais complicadas mas depois sentimo-nos mais confortáveis dentro daquilo que é possível. Sabíamos que ia ser um rali muito difícil, onde os pilotos locais se sobrepõem aos pilotos do europeu. Mas agora que o dia terminou estamos contentes com o que conseguimos fazer. Nas segundas passagens conseguimos baixar bastante os nossos tempos, aproximamo-nos em termos de andamento do campeão europeu, pelo que temos de estar satisfeitos”, referiu.

Depois de Jan Kopecky ter conseguido ser o melhor na classificativa de abertura, a super-especial de Zlin, o checo partiu ao ataque, vencendo duas das primeiras três especiais da manhã, lutando pela liderança com Lukyanuk. No final da quarta especial, Kopecky tinha apenas 1,9 segundos sobre o piloto russo da Ford. Kajetan Kajetanowicz, o líder do campeonato, era apenas sétimo, a 37,6 segundos e Bruno Magalhães já tinha perdido um minuto e sete segundos.

Na parte da tarde, Lukyanuk tentou apanhar Kopecky, mas o checo reagiu, afastando-se ainda mais do piloto russo, acabando o dia com 17,3 segundos de vantagem. Vaclav Pech é o terceiro, a 46,6 segundos, na frente do alemão Marjan Griebel, também num Skoda, mas a um minuto e cinco segundos. Kajetan Kajetanowicz é o sétimo, mas a diferença é de meros sete segundos, o que mostra até que ponto este rali está a ser competitivo entre os primeiros classificados.

Bruno Magalhães acabou o dia na 12ª posição, mas já está a dois minutos e quatro segundos da liderança, e já disse que neste domingo, o seu objetivo é pontuar. 

É toda uma experiência nova para nós. Temos vindo a ganhar ritmo e a melhorar os tempos. Espero continuar a fazê-lo amanhã na tentativa de amealhar pontos para as contas do Campeonato. O carro continua óptimo, é apenas uma questão de nos sentirmos mais confortáveis para arriscar. Vamos ver o que conseguimos fazer”, concluiu.

Amanhã termina o Barum Zlin, com a realização das últimas seis especiais. 

Sem comentários: