segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

A imagem do dia

Esta semana, este canto vai celebrar os feitos de Dan Gurney, uma lenda do automobilismo que morreu esta domingo, aos 86 anos de idade. Piloto, construtor e inovador, venceu na Formula 1, IndyCar, Le Mans e NASCAR, entre outros, foi um verdadeiro gigante, em todos os aspectos.

Quem conhecia a carreira e as lendas de Gurney, conhece certamente este "sticker", onde se pedia que Dan Gurney fosse candidato à presidência dos Estados Unidos. A história conta-se aqui, em algumas linhas, e pode ser lida na sua totalidade neste artigo da Motorsport, escrito em junho de 2012, quando o Festival de Goodwood o homenageou.

Em maio de 1964, enquanto Gurney se classificava para as 500 Milhas de Indianápolis, a bordo de uma Lotus, enquanto era piloto oficial da Brabham para a Formula 1, David E. Davis Jr, editor da revista Car & Driver, escrevia no seu editorial sobre a corrida presidencial daquele ano. Eram tempos complicados, como era sabido: John Kennedy tinha sido assassinado seis meses antes, Lyndon Johnson navegava na simpatia do presidente martirizado, enquanto as coisas no Vietname iriam começar a aquecer. Do lado republicano, o senador Barry Goldwater, do Arizona, queria ser candidato republicano, numa agenda radical, e Davis achava que nenhum deles servia os interesses da América. E propôs um candidato original, quase um delírio: Daniel Sexton Gurney.

"Quem poderia ser mais adequado para defender nossa causa do que Daniel Sexton Gurney?" escreveu Davis Jr no seu editorial. "Ele vai como o vento, ele pode guiar qualquer coisa melhor do que a maioria de todos. Ele tem o amor duradouro de 300 mil fãs em Indianápolis. Seu nome inspira inúmeros partidários de carros tradicionais no Sudeste. Ele é o patrono da corrida de carros desportivos americanos. Os aficionados do GP na Europa falam seu nome nos tons mais reverentes imagináveis. Ele se tornou uma lenda no seu próprio tempo", continuou.

Aquilo que era visto como um delírio foi levado (um pouco mais) a sério quando Jim Clark arranjou um autocolante onde se dizia "Dan Gurney for President", algo parecido com este que é colocado por aqui. Perguntado o porquê, o escocês disse: "Se ele for eleito, ele não terá tempo para vir para a Europa e correr contra mim".

Ninguém levou a ideia a sério, mas a piada ficou por anos a fio. Todos os quatro anos, lá aparecia na comunidade automotiva alguns autocolantes e pins onde se dizia o famoso "Dan Gurney for President". O mais interessante é que, desde 1964 até aos dias de hoje, os americanos elegeram um ator de Hollywood e um milionário, estrela de reality shows. E já teve ex-Mister Musculo como governador. Quem poderá dizer que a realidade por vezes supera a ficção?

Sem comentários: