quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Dakar 2018 - Etapa 11, Belén-Chilecito

Esta quarta-feira, máquinas e pilotos andaram entre Belén e Fiambalá/Chilecito, no toral de 484 quilómetros, 280 dos quais em troços cronometrados, num troço cheio de areias que tinham tudo para dificultar a progressão de máquinas e pilotos.

Nos automóveis, o grande vencedor do dia foi Bernhard ten Brinke, que bateu o Peugeot de Cyril Desprès por pouco mais de quatro minutos e meio. Carlos Sainz ficou em terceiro noutro Peugeot e ganhou dez segundos ao colega Stéphane Peterhansel, que fez a quarta marca do dia. Já Nasser Al-Atiiyah foi quinto e perdeu cinco minutos e 56 segundos, e um pouco mais atrás ficou o sul-africano Giniel de Villiers.

Tudo isto aconteceu na mesma altura em que a ASO decidiu reverter a penalização dada a Carlos Sainz, alargando em mais dez minutos a sua vantagem perante Stephane Peterhansel, e provavelmente terá o caminho aberto para a vitória neste Dakar. Agora, SAinz tem 50 minutos e 45 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa. Nasser Al-Attiyah perdeu mais algum tempo, e já dista uma hora, catorze minutos e doze segundos de Carlos Sainz. E o qatari não pode descansar, pois tem De Villiers e ten Brinke próximos um do outro.

Nas motos, foi um dia impressionante: Toby Price foi o vencedor, mas foi um dia onde Joan Barreda Bort teve dificuldades e abandonou, e onde Stefan Svitko também abandonou o Dakar. Por outro lado, Kevin Benavides aproximou-se de Matthias Walkner e parece lançar a competição na incerteza.

Barreda abandonou como consequência das dores que vinha a sofrer no joelho após uma queda na sétima etapa, e mesmo não tendo virado a cara à luta, estava a perder demasiado tempo para poder ter uma chance de vitória no Dakar.

Decidi parar ao quilómetro 100 da especial. Durante os últimos dias lutei com o objetivo de acabar o Dakar na melhor posição possível e tentando superar problemas físicos que têm vindo a aumentar. Percebi que continuar a este ritmo na corrida seria muito arriscado para a minha segurança. Agora é tempo de fazer uma boa recuperação e tentar regressar à competição o mais depressa possível e em perfeitas condições”, afirmou o piloto espanhol na sua página do Facebook.

Quanto a Svitko, foi a consequência da queda que sofreu ontem, onde se lesionou num ombro.

No final do dia, o australiano Toby Price foi o grande vencedor. O piloto da KTM liderou a etapa do princípio ao fim, imprimindo sempre um ritmo consistente. Segundo foi Kevin Benavides, que ganhou quase dez minutos a Matthias Walker, e os dois pilotos estão agora separados por 32 minutos, quando restam três etapas por disputar. Antoine Méo, que foi segundo durante grande parte da etapa, fraquejou na parte final do dia e foi o terceiro a cortar a meta, a seis minutos e 31 segundos do vencedor.

O americano Ricky Brabec foi o quarto, na frete de Mathias Walkner, que não quis arriscar e foi quinto, a onze minutos e um segundo de Price.

Amanhã, máquinas e pilotos farão o percurso entre Chilecito e San Juan, no total de 722 quilómetros, 355 dos quais em troço cronometrado. 

Sem comentários: