domingo, 11 de abril de 2021

Formula E: Nick Cassidy consegue inesperada pole


O neozelandês Nick Cassidy conseguiu uma inesperada pole-position nesta manhã em Roma. Pilotando pela Virgin, e debaixo de chuva, conseguiu ser melhor que Norman Nato, piloto da Venturi, e Pascal Wehrlein, que guia pela Porsche. Quanto a António Félix da Costa, as coisas não correram bem e não conseguiu mais do que a 15ª posição da grelha de partida.

Com a chuva a cair em Roma nesta manhã, as condições para os pilotos eram muito complicadas com níveis de aderência muito baixos naquele circuito. Os melhores foram Mitch Evans e Sam Bird, pilotos da Jaguar, seguido por Nyck de Vries, no seu Mercedes. Jean-Eric Vergne, o vencedor de ontem, conseguiu o pior tempo do Grupo 1, e claro, ia ficar no fundo da grelha.

No grupo 2 de qualificação, António Félix da Costa não teve uma volta feliz e apesar de ter feito melhor registo que a maioria do grupo 1, foi dos mais lentos do seu grupo e ficou logo de fora da Super Pole. Pascal Wehrlein, Edoardo Mortara, Oliver Rowland e Sébastien Buemi conseguiram melhores tempos, enquanto o brasileiro Sérgio Sette Câmara ficou parado em pista com problemas no seu Dragon Penske.

Por esta altura tinha parado de chover e essa melhoria das condições beneficiou quem estava nos grupos 3 e 4. Quem aproveitou isso foi Alex Sims, que baixou em 277 centésimos o tempo de Wehrlein e assumiu o topo. Vandoorne, no embalo, apareceu em terceiro. O azarado foi Di Grassi, que apenas foi décimo e não avançou para a SuoerPole. E no último grupo, André Lotterer foi o melhor no seu Porsche, com 1.56,271 e ficando provisoriamente no topo da tabela de tempos. Cassidy ainda ficou em terceiro no geral, com Günther em quarto. Mas pouco depois, Lotterer teve o tempo cancelado por uso abusivo de potência e Vandoorne herdou o posto na fase final.

Para a fase final, Vandoorne foi o primeiro na pista, conseguindo 1.54,359, melhor tempo do domingo até então. Mas Wehrlein tirou a Mercedes do topo para colocar um tempo quase dois segundos melhor que o piloto belga. Terceiro a sair para a pista, Sims não foi bem, deixando o seu Mahindra a 1,238 segundos de Vandoorne. Günther fez uma volta mais lenta que Wehrlein e o seu tempo foi o segundo pior, superando apenas Sims.

Mas foram os dois pilotos finais a mostrar as suas cores: Cassidy fez a grande volta da manhã, com 1.52,011, e fazendo a pole. Norman Nato ainda chegou a tocar levemente o muro, perdendo a sua chance da pole, mas mesmo assim, ficou com o segundo melhor tempo com o Venturi.

No final da qualificação, e questionado sobre as suas chances de vitória, o piloto da Virgin afirmou que acima de tudo, desejava uma corrida limpa e um bom resultado.

Estou muito, muito feliz”, começou por dizer Cassidy logo após a qualificação. “Acho que estamos rápidos desde ontem e fico feliz por conseguir alguns pontos para a equipa. Pensando na preparação da equipa fora das pistas, fomos ótimos e só tenho a agradecer. Para a corrida, ainda não sei. O plano é baixar a cabeça e mandar ver. Claro, eu quero manter a liderança na partida, esse é o primeiro objetivo, e aí vamos tentar uma corrida limpa. Não sei o que vai ser possível, não dou por garantido que vamos seguir na frente. O importante é que fizemos nosso dever de casa. A equipa deu-me um grande carro e não temos motivos para pensar que não dá para lutar”, concluiu.

A segunda corrida do final de semana de Roma acontece pelo meio dia, hora de Lisboa.

Sem comentários: