domingo, 15 de maio de 2022

Formula E: De Vries triunfa na segunda corrida de Berlim


O neerlandês Nyck de Vries foi o vencedor da segunda corrida em Berlim da Formula E, disputado esta tarde. Ele superou o Venturi de Edoardo Mortara e o outro Mercedes de Stoffel Vandoorne. Quanto a António Félix da Costa (AFC), foi sexto numa corrida onde desta vez, foi melhor que o seu companheiro de equipa, que não foi além do nono posto. 

Depois de Mortara ter conseguido a pole-position pela segunda vez consecutiva, a corrida deste domingo em Berlim aconteceu debaixo de céu azul e temperaturas primaveris, que levou a que as bancadas do circuito de Tempelhof estivessem cheias. E corrida no sentido contrário à prova de ontem, na partida, De Vries, que era o terceiro na grelha, largou muito bem e ficou com o comando, do qual não largou até à meta. 

Com um só Attack Mode nesta prova, com quatro minutos de duração, De Vries aproveitou a ocasião para ser o primeiro a ir, no sentido de abrir a vantagem sobre a concorrência. Aproveitou bem, enquanto atrás, havia uma luta entre Mortara, Di Grassi, Frijns, Felix da Costa pelas posições seguintes. Nisto tudo, o piloto português, depois de ter caído para sexto, aproveitou a sua ida para o Fanboost para subir a quarto, passando Frijns, mas também via Vandoorne a aproximar-se, passando-o. Atrás, Oliver Rowland aproximava-se dos primeiros postos, e passou AFC para ser quarto.

Na parte final, Vandoorne começou a atacar Di Grassi, com Mortara e De Vries confortáveis nos seus lugares. Vandoorne passou o brasileiro com uma excelente manobra pelo último lugar do pódio. Mais atrás, Félix da Costa passou por Rowland, devolvendo a manobra do britânico. Mas Frijns mantinha-se por perto, ameaçando o piloto da DS Techeetah. Nas últimas curvas, Frijns tentou o ataque a AFC, mas tocou no piloto português que quase ia batendo contra o muro, segurando miraculosamente o carro, pois o carro ainda tocou no muro.

Mas na frente, sem ser incomodado, Nyck de Vries foi confirmado o vencedor, seguido de Edorado Mortara e Stoffel Vandoorne no lugar mais baixo do pódio. Depois do piloto português, os restantes lugares pontuáveis ficaram pelo Mahindra de Oliver Rowland, o Porsche de Andre Lotterer, o DS Techeetah de Jean-Eric Vergne e o Jaguar de Mitch Evans. 

No campeonato, Vandoorne continua a liderar, agora com 111 pontos, contra os 99 de Mortara e os 95 de Jean-Eric Vergne. Felix da Costa continua em décimo, agora com 42 pontos. A Formula E continua em junho no ePrix de Jakarta, na Indonésia.

Sem comentários: