segunda-feira, 4 de junho de 2007

Os circuitos do Mundial - Montreal


O Circuit Gilles Villeneuve, palco do Grande Prémio do Canadá, fica situado na ilha de Notre Dame, nas magens do Rio São Lourenço, que banha a cidade de Montreal, a maior cidade do Quebec, a província francófona do Canadá. A ilha serviu como palco da Expo 67, a exposição mundial que serviu para comemorar o centenário da formação do Canadá, que se comemora todos os anos a 1 de Julho.

Em 1976, a ilha foi escolhida para acolher as competições de remo dos Jogos Olímpicos desse ano, e dois anos mais tarde, desenhou-se um circuito para acolher a Formula 1, que já corria desde 1967 em Mosport e em Mont-Tremblant, ambos na mesma província. Na primeira edição, corrida em Outubro desse ano, o vencedor foi um piloto da casa: Gilles Villeneuve. Foi até agora o único piloto a ganhar o GP da casa, apesar das tentativas do filho de fazer o mesmo…

Em 1982, o circuito foi rebaptizado de Circuit Gilles Villeneuve, que tinha morrido na ronda belga do campeonato. Algumas semanas depois dessa tragédia, outra batia à porta: um incidente na partida fez com que o Osella de Riccardo Paletti batesse na traseira do Ferrari do Didier Pironi, causando ferimentos fatais no tórax…

Outros incidentes graves aconteceram em outras edições: na edição de 1997, um acidente grave com o Prost de Olivier Panis fez com que fracturasse ambas as pernas e falhasse boa parte da época…

Houve várias edições em que a corrida causou resultados inesperados: em 1989, Thierry Boutsen ganhou aqui a sua primeira corrida, depois de ver o líder Ayrton Senna desistir com problemas eléctricos. Em 1991, Nigel Mansell luiderava destacado a corrida na última volta, quando se esqueceu de colocar uma mudança no carro, fazendo com que parasse a meia volta da meta, dando a vitória a Nelson Piquet… em 1995, outra avaria de um líder, neste caso Michael Schumacher, deu a vitória a Jean Alesi, a sua única vitória na Formula 1.

Em suma, este circuito costuma ser pródigo em surpresas. Será que este ano vai se manter a tradição?

2 comentários:

jocasipe disse...

Uma das minhas pistas favoritas!

Felipe Maciel disse...

Taí uma coisa que a gente não vê faz tempo: surpresa.
Mas vamos ver, quem sabe...?