quinta-feira, 19 de junho de 2008

Extra-Campeonato II: Enfim...

Nunca a frase de Gary Lineker teve tanto sentido hoje. Desculpem lá, rapazes, mas os alemães levam sempre a melhor! Reparem: nós somos como a Holanda, jogamos maravilosamente, mas falhamos nos momentos decisivos. Ninguém dá um tostão por uma alemanha ou Itália, mas na "Hora H", ganham. Não se admirem nada se a final do Euro 2008 não seja entre eles. No futebol, os fantasistas maravilham, mas cínicos ganham. O futebol tem inumeros exemplos desses ao longo da história: Hungria 54, Holanda 74, Brasil 82...


Também há outra frase feita, mas real: para ganharmos alguma coisa, primeiro precisamos de perder. O Brasil, para conseguir o penta-campeonato, teve que passar por um dos piores momentos da sua história, com a final perdida do Maracanã, contra o Uruguai, em 1950. Houve choro colectivo e suicidios, mas a partir de então, o Uruguai nunca mais ganhou um mundial, e o Brasil viu Pelé, Garrincha, Tostão, Rivelino, Taffarel, Romário, Ronaldo... serem campeões do Mundo, e colocar o Brasil como a potência definitiva do futebol mundial.



A Holanda encontou-nos com o conceito do "futebol total", em 1974: Cruyff, Neeskens, Arie Haan, Ruud Krol... todos estes encantaram os relvados alemães naquele Verão de 74. Mas no jogo decisivo, Beckenbauer e Muller tiraram-lhe o troféu das suas mãos.




No final, caimos de pé. Não tenho nada a apontar à Selecção, excepto talvez o "maos de manteiga" Ricardo. Demasiado passivo nos lances de golo alemães. Se calhar, com o novo seleccionador, não deve ser mais convocado. Querem apostar?




Aliás, temo o processo de escolha de novo seleccionador. Para mim, depois de Scolari, deveria ser José "Il Speziale" Mourinho. Mas como ele ainda quer ganhar uns "Scudettos", tem que ser outra opção. E vou ter pena do que ficar com o lugar. Ser comparado com Scolari ou Mourinho não irá ser fácil... mas o que quero é um treinador capaz e que esteja acima das "tricas" dos "três grandes"...


Enfim, agora pensemos em 2010, na Africa do Sul. Olhem que Dinamarca, Suécia e Hungria não são propriamente presas fáceis!

4 comentários:

Anónimo disse...

É, amigo Paulo, a tradição se fez novamente e embora a equipe portuguesa, no papel, seja até superior, o que conta é o espírito de decisão, e este sobrou nos germanos.

Diz-se aqui no Brasil que o escolhido para treinador parece ser o Zico.

Aliás, o Mourinho esteve observando aqui ao Brasil x Argentina.

Melhor sorte na próxima.

Abraços!!!

PS: Vocês parecem encrencar com o goleiro Ricardo, mas ninguém fica impune em ter atacantes do (des)nível desse Nuno Gomes.

Anónimo disse...

É lamentável a passividade do goleiro português durante o jogo. Na pequena área a bola é "dele" e ele quem deve sair e "socá-la" mandando-a para fora da área. Nunca vi um goleiro que só fica dento do gol como este...putz. Bem que dizem que um bom time começa com um bom goleiro, e tá provado. Um abraço mon ami, de um visitante que está sempre a acompanhar o teu blog.

Priscilla Bar disse...

É, o Felipao deixa rastro onde passa,mesmo.O problema da Seleçao Brasileira é o mesmo:Depois que teve o Felipao,ninguém tá satisfeito com outro que nao esteja no mesmo nível ou melhor...enfim...Vamos ver que será o (in)felizardo.

Speeder76 disse...

Guilherme: O Nuno Gomes até marcou um golo, e o Postiga, que é ainda pior que ele, também. Aliás, para mim, acho que o Postiga, com 25 anos, já deve ter os seus dias de Selecção contados. Quiera eu que esteja enganado...


Fernando: Tens toda a razão. Quim (Benfica) é melhor, mas ele lesionou-se no punho e tivemos que o substituir. É a vida...


Priscilla: temo que o próximo "infeliz" seja o Zico... nada contra ele, pois sempre foi dos meus jogadores favoritos, e como treinador, não desgosto, mas vai ser sempre comparável... só Mourinho é que pode eliminar esse comparativo.