quarta-feira, 18 de junho de 2008

A Honda está em mudança

Esta semana, soube-se que Rubens Barrichello e Jenson Button podem ter os dias contados na Honda. Pelo menos, a atender pelas declarações de Nick Fry, no mesmo dia em que Ross Brawn declarou que vão deixar de desenvolver o RA108 a partir de Silverstone para começar a desenvolver o carro para 2009, já com os novos sistemas.

Em relação ao novo chassis, Ross Brawn admitou no final do GP do Canadá que vai fazer alguns ajustas no pacote aerodinâmico para os GP's de França e Inglaterra, mas depois disso se iam concentrar na criação e desenvolvimento do novo RA109, agora com o KERS e uma aerodinâmica mais simplificada. "O nosso objectivo, daqui para a frente, será o de preparar 2009 da melhor forma possível, pois como as regras vão mudar bastante, vamos todos praticamente começar do zero e isso pode-nos permitir a entrada nos lugares de frente desde que dediquemos mais tempo e meios aos novos programas do que as equipas que hoje em dia lutam pelas vitórias.", afirmou Brawn.

Entretanto, Nick Fry, em declarações à revista inglesa "GP Week", afirmou que pensa seriamente numa nova dupla de pilotos na temporada de 2009, j+a que os contratos com Jenson Button e Rubens Barrichello expiram nesta temporada. As declarações, algo enigmáticas, indicam isso mesmo: "Estamos com a mente aberta neste momento, e nosso pilotos sabem disso. A mudança nas regras para o ano que vem vai nos dar uma grande oportunidade. Não são poucas as ofertas que temos recebido", afirmou Fry.

E quem poderia ir para a Honda? Muita gente. Desde os óbvios (Takuma Sato e Anthony Davidson), até aos mais improváveis, como os americanos Marco Andretti e Danica Patrick. E até Alvaro Parente está na jogada! E porquê? Por causa de um projecto de... uma nova equipa.

Ken Anderson, (à esquerda) um engenheiro americano, está na disposição de fazer uma nova equipa de Formula 1 com apoio da Honda. Ele esteve como convidado de honra da equipa em Montreal, e o projecto seria apoiado pela filial americana da marca. A equipa cederia de bom grado os motores, a caixa de velocidades e o futuro sistema de recuperação de energia, o KERS. Só o chassis seria desenhado por eles. Anderson vai-se encontrar esta semana com Ecclestone, e parece que está tudo bem encaminhado, pois ao contrário do que aconteceu com a Super Aguri, dinheiro e interessados não faltam.

E Parente? Ken Anderson quer um jovem piloto, talentoso, vindo da GP2. E Parente seria uma excelente referência, embora se possa apontar outros nomes como o russo Vitaly Petrov (o sr. 50 milhões) ou então... Danica Patrick. Só o nome arrasta imensa publiciade, e ver uma mulher na Formula 1 certamente atrairia muito mais público do que tem atraido por agora. Caso o projecto vá para a frente, seria a primeira vez em mais de 20 que haveria uma equipa americana, depois da experiência da Lola Haas.

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