segunda-feira, 23 de junho de 2008

Historieta da F1: Rick Mears na Brabham



Recentemente, tornei-me fã do Rianov Albinov e do seu F1 Nostalgia. As histórias laterais da Formula 1, que são muito frequentes, mostram pilotos que não imaginam, a fazer testes de monolugares de todo o espectro das equipas, desde a Ferrari ou a Lotus, até às "equipas da treta", estilo "Andrea Moda...



A minha primeira história tem a ver com algo que Nigel Roebruck afirmou um dia como o melhor piloto que nunca vi a correr na Formula 1: o americano Rick Mears. Tri-campeão na CART (1979, 81 e 82) e quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis (1979, 1984, 1988 e 1991), ele poderia ter ido para a Formula 1 logo no inicio de 1980. Como assim?



Simples: antes da corrida de Long Beach, Bernie Ecclestone precisava desesperadamente de um bom piloto para secundar Nelson Piquet, pois o piloto que tinha, o argentino Ricardo Zunino, era desesperadamente lento. Assim sendo, no circuito de Riverside, na California, Mears testou o Brabham BT49, e tirou tempos bastante bons, melhores ainda do que Nelson Piquet...



Depois disto, Ecclestone queria Mears para Long Beach, e o americano até estava receptivo em participar na Formula 1 (era então o campeão da categoria CART), mas o acordo nunca se concretizou. E porquê? Nâo se sabe bem. Alguns disseram que não houve tempo para o inscrever, outros, como Roebruck, disseram que Mears tinha que arranjar patrocinadores para a equipa, algo que não agradou muito a ele, não se sabe... O resto é história: Nelson Piquet ganhou no circuito americano, e o interesse de Ecclestone em ter um piloto americano na sua equipa morreu aí...

E quanto a Zunino, não ficou muito tempo: em Paul Ricard era substituido pelo "gentleman-driver" mexicano Hector Rebaque.

1 comentário:

Rianov disse...

Opaaa, Speeder meu fã?? acho que não mereço tanto!!
hehehehe

Pois é seria interessante ver Andretti e Mears juntos na F1, e queria ver como Piquet iria se dar com Mears, já que teria um companheiro, em tese, a sua altura.