segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Dakar 2009 - Dia 9

A etapa numero 9 do Dakar 2009, que ligou as loalidades chilenas de La Serena a Copiapó, no total de 537 quilómetros, 449 dos quais feitos em troço classificativo. Nos carros, os Volkswagen excercem o seu dominio nas dunas do Atacama, com o espanhol Carlos Sainz a terminar a etapa no primeiro lugar, reforçando ainda mais a sua liderança na classificação geral, batendo o seu companheiro, o americano Mark Miller, por um minuto de 47 segundos.

Apesar de ter ganho a sua quinta vitória na edição deste Dakar, o piloto espanhol era, no final, o espelho do cansaço. "Foi uma especial muito, muito, muito difícil, com inúmeras pedras e difícil do ponto de vista da navegação. Muito complicado", disse Sainz aos jornalistas presentes. O terceiro classificado da etapa foi outro americano, Robbie Gordon, no seu Hummer H3, com uma diferença de 2 minutos e 16 sobre Sainz. O espanhol Nani Roma, o unico representante da Mitsubishi, terminou a etapa na sétima posição.



Nas motos, o holandês Frans Verhoven foi o grande vencedor da etapa, que bateu o francês David Fretigné por 3 minutos e nove segundos, e ambos relegaram o espanhol Marc Coma, actual lider das motos, para a quarta posição na ligação de hoje. O chileno Francisco "Chaleco" Lopez ficou com o lugar mais baixo do pódio.



No caso dos portugueses, o dia correu-lhes bem para Helder Rodrigues e Paulo Gonçalves. Rodrigues, no KTM da equipa Lagos, foi sétimo na etapa e voltou ao sexto lugar da classificação geral, enquanto que Gonçalves, no seu Honda 450, foi nono, a 15 minutos e 55 segundos do vencedor da etapa, e subiu para o nono lugar da geral, o que faz com que pela primeira vez no rali existam dois pilotos portugueses no "Top Ten" da geral.



"Foi uma etapa bastante dura, principalmente na parte final onde houve muita navegação e muita gente a perder-se. Hesitei duas vezes e a partir dessa altura apostei num ritmo mais calmo concentrando-me no road-book e no GPS, em detrimento da velocidade. A minha aposta pagou dividendos e estou contente por ter reconquistado o sexto lugar", referiu Hélder Rodrigues, em declarações captadas pelo sitio português Supermotores.net



O mesmo discurso é feito por Paulo Gonçalves: "Foi uma etapa muito dura, muito desgastante fisicamente, onde tinhamos que fazer muita navegação. Em deserto aberto a navegação complica-se, é a zona mais exigente de todo o rali. Ainda assim, em termos de classificação foi um dia bom, deixando-me satisfeito com a minha prestação", conclui o piloto Repsol Honda.

Sem comentários: