sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Extra-Campeonato: O piloto-herói

Conhecem a musica do David Bowie, "Heroes", em que canta o seguinte refrão: "We can be heroes, just for one day"? Ontem, pela hora do jantar na Europa, assistia, com algum espanto, a queda do Airbus A320 da US Airways, vôo 1649, em pleno Rio Hudson, em Nova Iorque, com 154 pessoas a bordo.


Nos Estados Unidos, isso seria por alturas do meio da tarde, mas a zona vive um dos Invernos mais gelados dos últimos 40 anos. E ontem estavam, a essa hora, sete graus negativos. A queda de um avião destes seria motivo de tragédia, e de lamentarmos a sorte dos que lá iam. Pois bem, ontem foi dia de sorte: todos os que estavam lá dentro sobreviveram.

E tudo graças à experiência, sangue-frio e a coragem do Comandante Chesley Sullenberger, veterano da aviação comercial e militar (40 anos de experiência, 20 mil horas de vôo) que depois de ver ambos os motores a explodir três minutos depois de descolar do Aeroporto de La Guardia, em Nova Iorque, rumo a Charlotte, Carolina do Sul, devido à colisão com um bando de gansos, e não tendo tempo para alcançar o aeroporto mais próximo, desviou o avião para o Rio Hudson, e aterrou lá, a uma velocidade que não permitisse que o avião se partisse ao meio e causasse uma tragédia maior.

No final, o caso mais grave foi o de um senhor que fracutrou ambas as pernas. Mas sobreviverá. Tudo graças ao comandante Sullenberger, o herói do dia.

Sem comentários: