quarta-feira, 4 de março de 2009

A apresentação do Rali de Portugal

Daqui a exactamente um mês, máquinas e pilotos desfilarão no Algarve para cumprir a quarta prova do Mundial WRC de Ralies, dois anos depois do seu regresso ao calendário. Mas o rali já começou ontem à noite, na sede do Automóvel Clube de Portugal, em Lisboa, com a sua apresentação á imprensa.

A lista de inscritos é, até agora, a mais bem recheada de todo o Mundial, com 74 pilotos inscritos, o dobro da média das três provas antes da portuguesa. Desses, 14 são participantes no WRC, e 18 no PWRC, dos quais, quatro portugueses: os dois habituais inscritos no Mundial - Armindo Araújo e Bernardo Sousa, mas também, dois "wild cards" para Bruno Magalhães e Ricardo Moura. A juntar a esta lista, acrescem sete pilotos no Junior WRC. A maior novidade na lista de inscritos é o regresso de Marcus Gronholm aos troços classificativos, num Subaru Impreza WRC de 2008, dois anos depois de ter anunciado a sua retirada.


Na apresentação, Carlos Barbosa, o presidente do ACP, disse que a organização tem em sua posse um caderno de encargos com muitas centenas de items, cumpridas escrupulosamente, mas há sempre um que deixa toda a gente nervosa: a segurança. "Temos consciência que montámos um rali que é dos mais seguros do mundo, e estou absolutamente convicto que se o se o público não estragar tudo, Portugal poderá receber o Mundial de Ralis durante os próximos 10 anos. Cumprimos todos os requesitos, mas como é lógico precisamos da ajuda do público", referiu.



Luiz Pinto de Freitas, o presidente da FPAK, co.organizador do Rali, corroborou as declarações de Carlos Barbosa, acresentando mal alguns factores:



"Este é um ano de eleições na FIA e se muitos julgam que a sucessão se vai fazer naturalmente, pensem que existirão alterações nas Comissões da FIA, e também nos ralis, pelo que a nossa prova terá de correr sem mácula no capítulo da segurança que é aquele para onde a FIA nos avalia com olhos de ver. É absolutamente fundamental que nada suceda com o rali em termos de segurança, pois se assim for ficam reunidas todas as condições para mantermos a prova no calendário por muito tempo. Qualquer falha no capítulo da segurança pode servir para no criar probelmas.", advertiu.

3 comentários:

kimi_cris disse...

Acho que vamos ter um grande Rally...

Já coloquei a entrevista com o Pedro Grancha no Galaxia-F1, dá uma olhadé-la por lá

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Felipão disse...

Speeder...

Não to conseguindo entrar no seu blog...

Já tentei entrar em vários computadores e nada...

Só agora consegui entrar... Veja com mais gente se estão a enfrentar o mesmo problema...

Abraço

Speeder76 disse...

Kimi:

Já coloquei um post sobre a tua entrevista. Parabéns! Continua.

Felipão:

O problema pode ser do servidor que estejas a usar. Eu não tenho tido problemas a entrar e fazer posts ou a ver os outros blogs...