quarta-feira, 4 de março de 2009

Os novos planos da FOTA

Enquanto que a maior parte de nós se dedica a ver os testes de Jerez de la Frontera, ou a seguir a "novela Honda-Brawn-Barrichello-Senna", esquecemo-nos que amanhã de manhã, pelas 11.30 da manhã, em Genebra, a FOTA vai dar uma conferência de imprensa onde irá falar sobre as suas propostas para a Formula 1, na reunião que tiveram hoje na cidade suiça.

O site autosport.com revela hoje que a entidade liderada pelo presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, vai propor alterações, uma imediatas e outras a prazo, como:

- a informação aos adeptos acerca da quantidade de combustível e o tipo de pneumáticos a utilizar antes das corridas;
- as transmissões de rádio durante as corridas;
- alteração do sistema de pontuação.

A FOTA quer também poder pronunciar-se sobre a escolha dos futuros circuitos, de modo a potenciar as ultrapassagens, bem como implementar cortes de custos para 2010, onde se inclui um KERS standardizado e limitações no tipo de materiais utilizados. Mais detalhes deverão ser falados amanha, onde estarão presentes todos os chefes de equipa, sem excepção. Até Ross Brawn lá estará!

Esta reunião da FOTA não é inocente. Acontecerá a quase duas semanas da reunião da FIA, que decorrerá no dia 17 de Março em Paris, e estes e outros assuntos estarão em cima da mesa. Parecendo que não, a ideia de uma potencial rivalidade FOTA-FIA começa a ser possivel. E veremos como é que ambas as entidades se irão dar neste meio. Ter outra guerra, 30 anos depois da primeira, não seria boa para a imagem da Formula 1...

2 comentários:

Ylan Marcel disse...

O que esses senhores farão com a Fórmula 1 no futuro?

Felipe Maciel disse...

Ao menos com a Fota as equipes não irão mais aceitar as maluquices de Mosley de cabeça baixa.