segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Nuvens negras sobre o negócio

Que a Formula 1, como todos os outros desportos que se desenvolveram na segunda metade do século XX, explodiu graças á televisão, isso é verdade. Que muitos patrocinadores têm excelentes receitas só para exporem o seu produto no chassis de um carro, isso também é verdadeiro. Mas em 2009, a crise também atingiu a Formula 1. E não falo só da crise entre a FOTA e a FIA, falo também de algumas decisões duvidosas de Bernie Ecclestone em colocar as partidas de alguns GP's asiáticos a horas tardias. Resultado: uma queda média de 13 por cento em relação a 2008, uma redução mundial a rondar os 80 milhões de espectadores.

O relatório da FOM saiu esta manhã em Londres e apontam várias causas para essa queda: as intrigas politicas e os horários das corridas nos países asiáticos. O facto de colocar corridas como os da Austrália, Singapura e Malásia em horários mais "civilizados" teve um efeito contrário do que o esperado, pois colidia com os jogos de futebol, claramente mais populares (e mais baratos) do que a Formula 1. Por causa disso, na China, a perda média foi de 30 milhões de espectadores, enquanto que no Japão, a audiência média baixou em 15 por cento.

Ah, claro! Também tem de se ter em conta os preços proibitivos dos ingressos. Se na rica Arábia isso não é muito grave, pois toda a gente tem dinheiro para "rebentar", na Turquia, por exemplo, notou-se: 25 mil espectadores ao longo de todo o fim de semana, doze mil dos quais no Domingo. Mas nesse aspecto, Ecclestone e a FOM passam bem, sinal do espírito que se vive: máximo lucro, menor atenção ao torcedor.

Outra noticia pode abalar ainda mais o futuro da Formula 1: Bernie Ecclestone não consegue dizer quando é que as transmissões das corridas passarão a ser feitas de HD (Alta Definição). A ideia era que seria este ano, mas Bernie e a FOM não conseguem comprar a tecnologia necessária, por ser ainda muito cara. E como todos sabem, a HD pode ser ultrapassada a qualquer momento graças ao 3D, na berra graças ao "Avatar", e deu em experiências como aconteceu há umas semanas, de transmissão de jogos da Premiership inglesa nessa tecnologia...

Será que a "magia" do Tio Bernie está a apagar-se? Acho que não. Digamos que o preço cobrado pela tecnologia começa a ser demasiado alto para ser sustentado. Ninguém quer cobrar muito por um desporto que tem cada vez menos emoção na pista e cada vez mais emoção nos bastidores. E quando em certos mercados, como o Brasil e a Espanha, os seus "wonderkids" estão ou a arrastar-se no pelotão ou tem acidentes, como aconteceu em 2009, também não ajuda. Pode ser que as coisas em 2010 mudem um pouco, mas os horários tardios das corridas asiáticas tem de ser alterados, se não querem colisões com outros desportos. Afinal de contas, eles tamém contribuem na sustentação deste desporto rico e cada vez mais elitista...

1 comentário:

João Pedro Quesado disse...

Ainda não consigo perceber como é que a FOM não consegue comprar o equipamento HD. Deve ser tão caro que nem 700 milhões de euros de lucro o pagam. Podes explicar-me melhor isso, Speeder?