quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A acelerada recuperação de Robert Kubica... e os problemas que pode representar

Outra das noticias que leio esta semana tem a ver com Robert Kubica. Toda a gente sabe o que lhe aconteceu em fevereiro, em Itália, no rali Ronda di Andora, e tem acompanhado as várias etapas da sua recuperação, lenta, mas aparentemente forte. Agora, com essa recuperação na fase final, especialmente depois da sua operação ao cotovelo direito, há poucas semanas, é altura de passar pelo teste decisivo, que é a simulação e um teste em pista. Pois bem, tudo isso poderá acontecer no mês que vêm, pelo menos é isso que o Luis Vasconcelos fala esta semana na Autosport portuguesa.

KUBICA TESTA EM OUTUBRO

O polaco estará no simulador dentro de um mês, passando depois para a pista, para preparar o seu regresso, que poderá acontecer ainda em 2011...

Robert Kubica continua a sua recuperação e deverá sentar-se num simulador de F1 na primeira semana de outubro, depois de já ter ganho força e agilidade suficiente no seu braço direito. O polaco começou a sua recuperação fora do hospital há pouco mais de uma semana, depois de ter concluido a derradeira cirugia no dia do GP da Belgica e já está a ganhar massa muscular à medida que todos os musculos imobilizados há mais de sete meses recomeçam a recuperar a sua mobilidade.

O fato do polaco ter conseguido, à primeira tentativa, fazer um movimento quase completo com o cotovelo direito é visto como um sinal muito positivo pelos seus médicos, que se há um par de meses admitiam que Kubica não poderia ganhar mais do que 80 por cento da mobilidade do cotovelo, agora já começam a acreditar que poderá mesmo chegar aos cem por cento em todas as artérias, músculos, nervos e ligamentos estão no seu lugar e dão mostras de crescer de volta às suas dimensões originais.

RENAULT COLOCA PRESSÃO

Face à essa progressão, e ciente que terá de decidir rapidamente o que fazer com os dois lugares que tem disponíveis para 2012, a Renault pediu ao piloto polaco para garantir até ao dia 15 de outubro que vai estar em condições para correr no próximo ano. Se isso acontecer, como tudo indica, o acordo entre as duas partes deverá ser relativamente fácil de alcançar, sobretudo se a equipa já tiver mudando de mãos, como deve estar quase a acontecer.

Contudo, mesmo se está muito otimista em relação ao futuro, Kubica não quer dar o mais pequeno passo em falso e, por isso, vai primeiro sentar-se num simulador de F1, quando já tiver força suficiente no braço direito para aguentar o esforço. Se tudo correr como previsto, o polaco passará então para a pista, tanto o podendo fazer com um monolugar de uma categoria de promoção como num Renault R29 de 2009, que a equipa já fez saber estar disposta a colocar à sua disposição.


Este teste deverá decorrer antes do final de outubro e se Kubica se sentir em boas condições, pode mesmo reclamar o seu lugar de piloto titular nas duas últimas corridas da temporada. O que colocará um sério problema para a Renault, que necessita do dinheiro de Senna, que paga por prova e também não tem razões contratuais para afastar Petrov, mesmo se poderá não renovar contrato com o orusso para 2012.

O manager de Kubica, Daniele Morelli, fez uma visita-surpresa a Monza, forçando a Renault a organizar uma conferência de impresna, no qual deu conta dos progressos obtidos pelo seu piloto e garantiu que estará ao volante dentro de um mês, mostrando-se igualmente otimista acerca do seu regresso em plena forma às competições, talvez ainda em 2011, mas seguramente no inicio da próxima temporada."

Boas noticias, sem dúvida. Mas acho igualmente interessante saber que a sua recuperação e a possibilidade de correr ainda em 2011 poderá levantar mais problemas numa equipa cheia de problemas como está atualmente a Renault, não acham? Afinal de contas, Bruno Senna ou Vitaly Petrov, qual dos dois sairia para dar o lugar a Robert Kubica em Abu Dhabi e Interlagos, por exemplo?

Sem comentários: