domingo, 22 de janeiro de 2012

WRC 2012 - Rally de Monte Carlo (Dia 4)

O Rali de Monte Carlo teve hoje as suas passagens pelo mítico Col de Turini e Sebastien Löeb... tem o rali na mão. Isto porque mesmo gerindo a distância perante os adversários, a vantegem que ele tem é de dois minutos e 41 segundos, mais do que suficiente para dizer que ele é o mais que provavel vencedor do Rali de Monte Carlo 2012, e que começou da melhor forma a sua defesa do título.

Com Löeb a gerir, as atenções voltaram-se para a luta pelo segundo posto, entre o Mini de Dani Sordo e o Ford de Petter Solberg, pois entre eles a distância é de meros 19 segundos. Mikko Hirvonen é quarto, a mais de um minuto dos dois pilotos à sua frente. Aliás, Hirvonen ainda começou o dia com um triunfo em especiais, aproximando-se de Solberg, mas depois não teve andamento para o finlandês, além de ter feito um pião num gancho da derradeira classificativa do dia.

O russo Evgueny Novikov acaba o Rali de Monte Carlo no quinto lugar, conseguindo pela primeira vez aliar a sua grande velocidade com alguma frieza no controle do seu carro, e conseguindo segurar o veterano francês Francois Delecour, que aos 49 anos, consegue levar o seu Ford Fiesta WRC ao sexto posto, na frente de Pierre Campana, no segundo Mini oficial, e do estónio Ott Tanak, no seu Ford Fiesta WRC.

Entretanto, há também uma luta pelo nono posto da classificação, entre o Mini de Armindo Araujo e o Ford do checo Martin Prokop. A última classificvativa do dia, a 17ª, acabou com ambos empatados com o sétimo melhor tempo, e agora estão separados por meros 2,9 segundos, com vantagem para o piloto checo. E ambos podem acabar o rali nos pontos, porque beneficiaram da desistência de Per-Gunnar Andersson, que desistiu na 16ª classificativa com um incêndio no seu Proton Satria Neo S2000.

"Perdemos alguns segundos na primeira passagem pelo Turini pois escolhemos uma afinação que se revelou demasiado suave. Nas restantes classificativas conseguimos ser mais rápidos e ficamos muito satisfeitos com a nossa prestação na etapa de hoje. Estas especiais são muito difíceis mas espetaculares. Cumprimos mais uma missão sem grandes problemas e agora só faltam uns quilómetros para começar a temporada 2012 nos pontos", começou por dizer o piloto.

Em relação à última classificativa de amanhã... "em condições normais será quase impossível cortar a diferença que nos separa do (Martin) Prokop. Serão pouco mais de cinco quilómetros mas vamos desempenhar a nossa função e tentar fazer tudo para o conseguir. Vamos colocar-lhe toda a pressão e esperar pelo final", afirmou.

O Rali de Monte Carlo termina amanhã de manhã.

Sem comentários: