sexta-feira, 27 de abril de 2012

Liberdades artisticas no Rush?

Como sabem, estou a seguir muito atentamente as filmagens de "Rush", o tal "biopic" sobre a rivalidade entre Niki Lauda e James Hunt na temporada de 1976. Pelo que tenho visto das imagens de Ron Howard, o realizador deste filme, ele tem tentado seguir a história da melhor maneira possivel, sendo o mais rigoroso possivel com a história, com os carros da época. Mas hoje leio o Jalopink e aparece uma noticia que está a causar dúvidas: será que Howard anda a ter muitas liberdades artisticas com o filme?

No dia em que mostrei o filme sobre as filmagens da cena do acidente de Niki Lauda, houve quem tenha achado estranho ver Emerson Fittipaldi como um dos salvadores do austríaco em Nurburgring. Na realidade, ele estava lá e de facto ajudou a tirar o austríaco do carro, sendo um dos cinco que o fizeram (os outros quatro foram Harald Ertl, Arturo Merzário, Brett Lunger e Guy Edwards). Apesar das dúvidas terem pairado no ar, provou-se que Howard estava a seguir a história. Agora surgiu um novo alerta, desta vez relacionado com o inicio da carreira de ambos os pilotos, na Formula 3.

Aparentemente, Ron Howard está a recriar uma corrida de Formula 3 na pista de Crystal Palace, em Londres - que já não é mais usado. Essa corrida, que aconteceu em outubro de 1970, fez com que as pessoas começassem a ouvir falar de James Hunt e do seu estilo de condução que lhe deu a alciunha de "Hunt, the Shunt". E de uma briga - a sério, com punhos e tudo - com Dave Morgan. Howard esteve a filmar no mesmo local dos acontecimentos de há 41 anos, e existem algumas incorreções, como por exemplo, o carro de Hunt, que no filme vai ser verde, quando na realidade era vermelho. E mais ainda: está a colocar Lauda na corrida, quando na realidade, ele não estava presente nesse dia. E outro pormenor ainda: aqui, Hunt tem capacete "à antiga" quando em 1970, a maior parte dos pilotos já tem capacete integral.

Essa corrida (cujo video podem ver por aqui) ficou famosa devido à sua luta pelo duelo pela segunda posição, numa corrida ganha pelo australiano Dave Walker - que na altura já era piloto da Lotus - e pela luta entre Hunt, Mike Beuttler, Tony Trimmer e o escocês Gerry Birrell, que morreria três anos depois numa corrida de Formula 2 em Rouen. Outro piloto que participou nessa corrida foi José Carlos Pace


Confesso que estou a ficar com expectativas sobre o filme, mas não gostava nada que se "embelezasse" a história para ver se ganham um Óscar...

Sem comentários: