sábado, 21 de abril de 2012

O "sucesso" do GP do Bahrein e a pior das cegueiras

Descobri agora esta foto, via F1 Humour. Como eles dizem, de facto, "o GP do Bahrein é um sucesso comercial e de espectadores. Olhem só para as bancadas cheias de público!"

Confesso que já vi bancadas mais cheias em provas de GT's portuguesas... ou se perferirem, é mais uma prova de que o que interessa é a carteira. E aquilo que o governo local quer passar - se havia alguma coisa que queria passar - é um fracasso total. E se voltarem aqui em 2013, com as coisas não ficarem resolvidas entretanto, suspeito que vai ser mais do mesmo: manifestantes na rua, a atirarem "cocktails molotov", televisões e jornalistas a não irem lá, VIP's em fuga, apelos ao boicote, e a Formula 1 a fazer como os macacos: não ouvem, não falam e não vêm.

E depois, acabo a ler coisas que francamente, só não me rebolo a rir no chão porque... não dá. Como as declarações de Jean Todt sobre os eventos do Bahrein, afirmando que não mancharão a imagem da Formula 1.

Sinto que a Formula 1 é muito forte. Acho que é uma marca muito forte, e acho que todas as pessoas entre as equipes com quem falei estão muito felizes. Me disseram que não vir para o Bahrein seria um erro. Foi o que a maioria dos chefes de equipe me disse.”, afirmou em declarações captadas pela Tazio.

A sério? Alguém já pensou que até pode haver muita gente que tolera uma vez, mas não capazes de perdoar uma segunda ou terceira vez? De que os tempos até podem estar a mudar e que um dia, as pessoas poderão berrar 'chega' e começar a danificar, talvez irremediavelmente, a imagem da Formula 1? De que já não vivemos mais os tempos em que se tolerava a Formula 1 a ir alegremente à Africa do Sul, onde a separação de raças era lei e furava descaradamente o isolamento internacional em termos desportivos?

Digam o que disserem, para os que vêm isto sem serem fãs da modalidade, a imagem que passa neste final de semana não é boa. Por muito que disfarcem, o dano está feito, é real. A Formula 1 tem de deixar de viver no século XX e começar a ouvir alguns ventos de mudança, sob pena de ficar para trás na História. Pode ter a teimosia de Bernie Ecclestone como "cola", mas ele está a caminho dos 82 anos, e muitos dos dirigentes de agora se comportam como cobardes e o baixote os pode ter agarrados pelas "joias de familia", mas no momento em que morrer, como é que vai ser? Vai abraçar o futuro ou viver das formulas do passado?

Se decidirem escolherem a última e alienarem os seus fãs, muito provavelmente será uma questão de tempo até à sua fracção.

P.S: Soube que a FOM retaliou no caso da Force India, que não participou na segunda sessão de treinos livres devido aos receiso com a segurança, ao não colocar as imagens dos seus carros na TV. Nesse caso, se fosse o Vijay Mallya, diria que não se importaria se não aparecesse na corrida, pois não?

Sem comentários: