sábado, 21 de abril de 2012

Caro Jochen

Caro Jochen Rindt:

Caso estivesses vivo, terias alcançado um numero redondo: 70 anos de idade. Serias provavelmente um velho irritante - ou talvez não - e provavelmente estarias a mexer os cordelinhos como dirigente de uma equipa ou pior, deverias ser o presidente da FIA, a cuidar dos negócios do teu empresário e amigo Bernie Ecclestone. Posso estar enganado, mas é isto que pensaria de ti, caso estivesses vivo: um dirigente rico, ou então um relações públicas de uma grande companhia, como é agora o teu grande amigo Jackie Stewart.

Confesso que um pouco estranho, mas até acho bem que tenhas vivido apenas 28 anos e agora tenhas virado mito. Ficaste na história como sendo o unico campeão a título póstumo, e por causa disso, todos te falam de ti, todos te lembram de ti. Tiveste uma vida cheia e complicada, suficientemente rica para virar filme de Hollywood. Ainda não chegou a tua altura, portanto, é melhor ficares com a ópera que te fizeram há dois anos para ti, quando passaram os 40 anos do teu desaparecimento.

Se vivesses hoje, acho que irias gostar de algumas coisas e desgostarias de outras. Sabia que detestavas Colin Chapman e os seus métodos, mas "engoliste o sapo" porque querias ser campeão do mundo. Conseguiste, mas o preço que pagaste foi elevado. Engraçado saber que o teu manager tornou-se no patrão da Formula 1. Agora é ele que manda em tudo isto: é ele que desenha o calendário, é que que pede o dinheiro aos organizadores para construir os circuitos, é ele que leva os carros para lá, que distribui os lucros às equipas... e fica com metade do dinheiro para ele.

E ficarias surpreso pela vida que vivemos hoje em dia. O petróleo, que no teu tempo era barato, agora o chamamos de "ouro negro", porque quase temos de vender coisas para abastecer os nossos carros. E por causa disso, o teu "manager" leva a Formula 1 a sítios onde há dinheiro, como as Arábias. É... são os tempos. Mas não era nada que não soubesses. Afinal, ias à Africa do Sul, onde havia casa de banho para uns e casa de banho para outros, e a separação das raças era lei...

Como disse atrás, não foste esquecido. E depois de ti, muitos foram os pilotos do teu país que seguiram os teus passos, e um deles, de certeza que deves ter cruzado com ele, que foi o Niki Lauda. Foi campeão como tu, teve um acidente no qual pagou um elevado preço, como tu. Mas incrivelmente, sobreviveu para contar a história. Ficou com a cara queimada, sem uma das orelhas, mas sobreviveu para ganhar mais dois campeonatos do mundo. E agora, estão a fazer um filme em Hollywood sobre ele. Quem diria!

Enfim, espero que onde quer que estejas, tenhas uma boa vida, eternidade ou o raio que o parta. Nem sei se essa coisa existe, para mim, até podes nem existir. Ou poderás estar numa dimensão paralela, vai-se lá saber... espero que os outros também estejam por lá. E se sim, que tenhas feito as pazes com o Colin Chapman. E vê lá se apressas os papéis para que tragam para onde quer que estejas o teu "manager". Está a ficar velho e crescentemente insuportável.

Para finalizar, dou-te os parabéns. Apesar de - se tivesses chegado à idade que se comemoras agora - poderes ter sido um velho irritante e podre de rico, terás sempre 28 anos e um nariz minúsculo. E a recordação de um piloto rápido e incrivelmente brutal a conduzir, bem como teres ganho o título e não estares vivo para o comemorar, ficará sempre nas nossas memórias, e do qual contaremos aos nossos netos. Onde quer que estejas, Feliz Aniversário!

Sem comentários: