segunda-feira, 6 de agosto de 2012

GP Memória - Alemanha 1962

Duas semanas depois de terem corrido no circuito inglês de Aintree, máquinas e pilotos estavam de volta à ação no Nurburgring Nordschleiffe, palco do GP da Alemanha. Quando faltavam quatro provas do final do campeonato, Graham Hill e Jim Clark lutavam um com o outro pela vitória no campeonato do mundo, com outros pilotos como Dan Gurney, no seu Porsche, e Phil Hill, no seu Ferrari, a verem se tinham alguma hipótese de brilhar.

Uma quantidade impressionante de carros estavam presentes na corrida alemã: trinta carros estavam inscritos para a ocasião, mas que os organizadores decidiram que apenas 26 iriam correr. Nas equipas oficiais, a Ferrari voltava em força, depois de ter mandado apenas um carro para Aintree, guiado por Phil Hill. O campeão americano tinha agora a companhia, na sua equipa, dos italianos Lorenzo Bandini e Giancarlo Baghetti, e do mexicano Ricardo Rodriguez. Na BRM estavam Graham Hill e Richie Ginther, enquanto que na Lotus estavam Trevor Taylor e Jim Clark. A Porsche alinhava com Dan Gurney e Jo Bonnier, enquanto que a Cooper tinha Bruce McLaren e Tony Maggs. John Surtees e Roy Salvadori alinhavam com os Lolas e por fim, Jack Brabham iria alinhar com o seu próprio chassis, o BT3.

Havia também mais alguns chassis, como o ENB-Maserati guiado pelo belga Lucien Bianchi, e o Gilby de Keith Greene.

No lado dos privados, havia três Porsches, para o holandês Carel Godin de Breaufort, para o italiano Nino Vacarella e para o alemão Heini Muller, enquanto que havbia chassis Cooper inscritos pelo francês Bernard Collomb e pelos britânicos Ian Burgess e Jackie Lewis. Mas a maior parte dos privados tinha chassis Lotus: os suiços Jo Siffert (pela Anglo-Suisse) e Heinz Schiller (pela Ecurie Filippinetti), o francês Maurice Trintignant (da Rob Walker Racing), o neozelandês Tony Shelley (da John Dalton), o americano Jay Chamberlain (pela Ecurie Excelsior) e os alemães Wolfgang Seidel e Gunther Seiffert (pela Autosport Team Wolfgang Seidel).

Na qualificação, o melhor foi Dan Gurney, no seu Porsche, conseguido a primeira pole-position paraq a marca alemã. A seguir ficaram o BRM de Graham Hill, o Lotus-Climax de Jim Clark e o Lola de John Surtees. Bruce McLaren era o quinto, seguido pelo segundo Porsche de Jo Bonnier e pelo segundo BRM de Richie Ginther. Carel Godin de Beaufort foi o oitavo - e melhor privado - com o seu Porsche, e a fechar o "top ten" estava o segundo Lola de Roy Salvadori e o Ferrari de Ricardo Rodriguez.

Quatro carros acabaram por não se qualificar, todos Lotus: o neozelandês Tony Shelley, os alemães Wolfgang Seidel e Gunther Seiffert e o americano Jay Chamberlain.

Perante mais de trezentas mil pessoas, espalhadas ao longo do circuito, a corrida começou com atraso, quando uma forte bátega de água na zona de Eifel fez atrasar em mais de uma hora a partida do Grande Prémio. Quando por fim o tempo amainou, a partida foi dada, com Clark a ficar parado na grelha porque se tinha esquecido de ligar as bombas de combustivel. Assim, na frente, Gurney era melhor do que Graham Hill, Phil Hill e Surtees. Na segunda volta, Surtees passa o piloto da Ferrari, enquanto que o britânico da BRM atacava o americano da Porsche, conseguindo ascender à liderança no inicio da terceira volta. Duas voltas depois, Surtees apanha Gurney e passa para segundo.

Entretanto, Clark fazia uma corrida de recuperação e chegava ao quarto posto na oitava volta da corrida, numa altura em que Jack Brabham se retirava da corrida com um problema com a sua bateria. Na volta seguinte, era a vez de Phil Hill abandonar, quando um dos braços da sua suspensão cedeu e teve de parar. Na frente, com Graham Hill à vontade, a luta era agora entre Surtees e Gurney pelo segundo posto, depois do americano do Porsche se ter debatido com problemas na bateria do seu carro. Os três carros estavam separados por pouco tempo cada um - pouco mais de seis segundos - mas até ao final, não houve ameaças ou ataques.

Graham Hill acabou por vencer, pela terceira vez na temporada, seguido por John Surtees e Dan Gurney. Jim Clark foi quarto no seu Lotus, com o Cooper de Bruce McLaren e o Ferrari de Ricardo Rodriguez a fecharem os lugares pontuáveis.

Sem comentários: