sexta-feira, 10 de agosto de 2012

The End: Philippe Bugalski (1963-2012)

O antigo piloto francês de ralis Philippe Bugalski, vencedor de dois ralis em 1999 pela Citroen, morreu esta sexta-feira aos 49 anos de idade, aparentemente vítima de uma queda acidental. Antes de Sebastien Löeb, Bugalski tinha sido o primeiro vencedor ao serviço da Citroen, através do modelo Xsara Kit-Car, de duas rodas motrizes, o unico que conseguiu vencer face aos WRC, devido ao seu potencial nos ralis de asfalto.

Nascido a 12 de junho de 1963 em Busset, no Auvergne francês, começou a competir em 1985, ao volante de um Volkswagen Golf GTi, antes de no ano seguinte começar a participar no campeonato francês de rali, ao volante de um Renault 5 Turbo de Grupo B. Bugalski andou pela Renault até 1992, altura que trocou por um Lancia Delta. Em 1994, volta à Renault, para guiar um Renault Clio Kit-Car, ao lado de Jean Ragnotti, e lá permanece até 1997. altura em que a marca do losango termina com o seu programa de ralis.

Assim sendo, ruma à Citroen, onde começa a desenvolver o modelo Xsara Kit-Car, que lhe dá aquilo que sempre procurou: o título francês de ralis, que o conquista por três vezes (1998, 1999 e 2000). Pelo meio, participa em algumas provas do WRC, onde consegue duas vitórias, na Volta à Corsega e no Rali da Catalunha, e permanece na equipa, acolhendo a chegada de um compatriota seu chamado Sebastien Löeb.

Bugalski acaba por abandonar os ralis de forma ativa em 2003, aos 40 anos, para se integrar a estrutura da Automeca, uma firma francesa de peças, para além de competir em eventos históricos em França, ao volante de um Audi Quattro. 

Sem comentários: