quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O calendário para 2013 e respectivas especulações

O Conselho Mundial da FIA está esta semana em Istambul para várias reuniões, antes da cerimónia de entrega de prémios aos campeões nas várias categorias, que vai acontecer esta sexta-feira na cidade mais importante da Turquia.

Esta decidiu esta tarde que iria fazer várias alterações no calendário e nos regulamentos da Formula 1. Sobre os regulamentos, fala-se depois, pois agora tem a ver com o calendário. As grandes alterações tem a ver com a mudança de algumas datas do calendário de 2013, com o GP da Alemanha a ser recolocado no dia 7 de julho, dando duas semanas de espaço para uma eventual corrida na data de 21 de julho.

A FIA decidiu que no lugar de New Jersey, que não consegue ter o seu circuito pronto a tempo da edição de 2013, irá arranjar um lugar entre as corridas de Alemanha e da Hungria, que deverá ser preenchido por um circuito europeu. E a hipótese mais plausível é o regresso da Turquia, mais concretamente Istambul Park. O circuito tem novo dono, e ele está disposto a pagar cerca de nove milhões de euros para voltar a ter a Formula 1 no seu pais, com a garantia de que trará "80 mil espectadores".  

Contudo, pode existir uma alternativa a Istambul Park: Zeltweg. Agora chamada de Red Bull Ring, é uma hipótese levantada pelo jornalista britânico Joe Saward, que afirma que, por estar perto de Budapeste, poder ser uma melhor alternativa a Istambul. O circuito foi renovado pela Red Bull, e acolhe alguns eventos importantes, como o DTM, mas a Formula 1 não corre lá desde 2003. 

Claro que alguns dirão que este agora é um circuito da Red Bull, mas quase ninguém se lembra da razão pelo qual tivemos um GP de San Marino, em Imola. O circuito com o nome de Enzo e Dino Ferrari e que era o que ficava mais perto de Maranello...

Outro possivel regresso era o da França, mais concretamente ou Paul Ricard, ou Magny Cours. Mas apesar dos esforços feitos por algumas pessoas, nomeadamente Alain Prost, parece que a ideia do regresso do GP de França, que não acontece desde 2008, já caiu por terra.

1 comentário:

Daniel Machado disse...

Espero que a Turquia volte. Gosto do circuito lá, o melhor feito por Tilke.