sexta-feira, 27 de junho de 2014

WRC 2014 - Rali da Polónia, os dois primeiros dias

O Mundial WRC está de regresso à Polónia, cinco anos após a sua última passagem pelo Mundial WRC, numa temporada onde a Volkswagen está a dar cabo da concorrência, apesar das reações da Ford e da Citroen, bem como a estreia da Hyundai. E esse dominio poderá fazer com que algumas das marcas se questionem o que andam por ali a fazer, como a Citroen. Contudo, Yves Matton já disse que eles iriam ficar pelo WRC até ao ano que vêm, com a possibilidade de estender a aventura por mais dois anos.

Com essas garantias, o Rali arrancou na tarde de sexta-feira, com Ogier a dar um avanço... enorme. Logo nas duas primeiras classificativas, dando mais de 15 segundos de avanço sobre Jari-Matti Latvala, que não soube explicar o que se tinha passado. "Foi um mau começo. O Ogier deve ter pilotado mesmo muito bem, mas eu não tive confiança para isso, para ser honesto. Estava demasiado escorregadio para mim, e não sentia aderência” explicou Latvala no final do troço. 

Já para Ogier, o seu começo foi muito bom para as suas aspirações: “Uma especial muito rápida, como esperava, muita diversão dentro do carro, dei o meu melhor e parece-me ter corrido bem”. 

Kris Meeke era o terceiro, com Robert Kubica atrás, mas isso durou pouco tempo, pois o piloto local capotou na segunda especial, perdendo mais de um minuto e caindo bastante na geral. No final desse primeiro dia, a vantagem de Ogier sobre o segundo classificado era de 2,9 segundos sobre o outro Volkswagen de Anders Mikkelsen, e sete segundos sobre o carro de Kris Meeke, com Jari-Matti Latvala bem longe, a 23,5 segundos do líder, e no oitavo lugar.

O segundo dia do Rali da Polónia começou com um duelo entre Volkswagens, com Anders Mikkelsen ao ataque para ficar com o comando, numa altura em que o rali entrava... em paragens lituanas. Contudo, a aventura por lá foi atribulada: duas especiais foram canceladas devido ao estado dos troços (choveu por lá fortemente) e numa delas, a sétima, o cancelamento foi devido ao excesso de público na especial.

Assim, no final da manhã, Mikkelsen manteve o comando por... 0,4 segundos sobre Ogier, enquanto que no terceiro posto se mantinha Kris Meeke, a 5,7 segundos, e com o Hyundai de Juho Hanninen no quarto posto, a 6,7 segundos.

Na parte da tarde, os cancelamentos e adiamentos continuavam a acontecer, mas Ogier tinha recuperado o comando do rali, abrindo uma vantagem de um segundo e meio sobre Mikkelsen. Já Jari-Matti Latvala recuperou algum tempo, estando agora no quarto posto, a quase meio minuto do comando, mas continua a demonstrar falta de confiança: “Não estou com espírito para lutar pela vitória. Agora tenho de ver o que consigo fazer, e qual a posição mais à frente que consigo alcançar”, disse.

Mas no final do dia, Mikkelsen reagiu e na nona especial foi o mais veloz, passando para a frente do rali, com apenas um segundo de avanço sobre Ogier, que perdeu 2.5 segundos nesta classificativa, pois foi superado por Jari-Matti Latvala. Já Thierry Neuville teve problemas com os seus travões e perdeu tempo, mais concretamente, 18,9 segundos.

Com Mikkelsen e Ogier brigando pela liderança, o terceiro posto está nas mãos do Citroen de Mads Ostberg, a 19,5 segundos. Kris Meeke é o quarto, a 32 segundos, enquanto que Jari-Matti Latvala conseguiu recuperar alguma da sua confiança e agora é quinto classificado, a 40 segundos do comando. Juho Hanninen é o sexto e o melhor dos Hyundai, a 46,8 segundos. Mikko Hirvonen é sétimo, a um minuto e seis segundos, com outro Ford, o de Robert Kubica, está dez segundos mais atrás do piloto finlandês. A fechar o "top ten" estão o Ford de Elfyn Evans e o Hyundai do belga Thierry Neuville.

No WRC 2, o estónio Ott Tanak é o melhor, no 14º posto da geral, com Jari Ketomaa logo a seguir. Já o português Bernardo Sousa, que não teve um grande dia, é o 19º da geral e o quinto no WRC2.

O Rali da Polónia continua amanhã.

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