quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Sobre a identidade dos pilotos

Desde que os pilotos passaram a decorar os seus capacetes, algures em meados dos anos 50 - o primeiro piloto a fazer isso foi Graham Hill, quando incluiu o simbolo do seu clube de remo em Londres no seu capacete - que eles fazem parte da sua identidade. Normalmente, essas cores ficavam desde o incio até ao final da carreira, embora as decorações tenham ficado mais ricas na década de 80.

Contudo, nos últimos dez anos, as coisas começaram a se exagerar. Começando com capacetes com decorações especiais, para assinalar determinada corrida, para homenagear alguém, chegando ao ponto de termos Sebastian Vettel, que tinha um capacete diferente por cada corrida, nos seus tempos de Red Bull.  

Assim sendo, as regras chegaram a este ponto: a FIA irá obrigar os pilotos a terem um único desenho, do qual terão de ficar com ele por toda a temporada. É este o resultado de termos pilotos que não entendem mais a ideia e o significado dos capacetes, os seus simbolismos. E claro, a identificação para o espectador que está na pista e em casa, a ver tudo pela televisão. Apesar do que se diz por aí, a medida não foi aprovada. É apenas uma recomendação que será submetida à FIA, que depois dirá se aprovará ou não. 

Pessoalmente, aprovo a medida, mas tenho pena que tenha de ser a FIA a dizer o que os pilotos deveriam fazer. Deveriam ser eles mesmos a dizer que as cores do seu capacete são definitivas, para um ano ou para a sua carreira, por exemplo. E não para ser um desfile de vaidades de certos pilotos contemporâneos - curiosamente, isto começou com... Valentino Rossi.

E a ideia que fica é que é mais uma regra que a FIA adotou para padronizar a Formula 1. Quando já não se pode desenhar "fora da caixa" porque agora, todos os bicos, as entradas de ar laterais e as traseiras têm de ser padronizadas - para evitar o "unfair advantage" que uma equipa possa ter se construir um carro totalmente diferente do resto - quando todos têm de usar as mesmas coisas, é sinal de que são não constroem chassis unicos porque cada um, nas suas oficinas, faz o seu, e conseguinos encontrar as diferenças. Mas não é muito mais.

Para mim, esta regra é boa. mas preferiria que tivesse partido dos pilotos, que o bom senso prevalecesse. Agora, é mais uma das dezenas ou centenas de regras que polvilham a Formula 1. 

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