sábado, 7 de março de 2015

WRC 2015 - Rali do México (Dia 1)

O primeiro dia do Rali do México não mostrou nada de novo: Sebastien Ogier já está na frente do Rali, com o Seu Volkswagen Polo R, numa liderança cada vez mais destacada, e onde já viu alguns dos seus pilotos mais relevantes de fora devido a despistes.

As duas primeiras classificativas, ocorridas na madrugada desta sexta-feira na Europa nas ruas de Leon, demonstraram que Ogier arrebatou a liderança, depois de Thierry Neuville ter sido o mais veloz e ser o primeiro lider. A diferença de 1,2 segundos sobre o piloto belga da Hyundai parecia não ser grande, mas na terceira classificativa, que aconteceu já na tarde desta sexta-feira por aqui, Ogier começou a distanciar-se da concorrência. No final da quarta especial, de El Chocolate, tinha um avanço de 13,3 segundos sobre Neuville.

O inicio do dia tinha visto Kris Meeke a ser veloz no seu Citroen DS3 WRC, vencendo a terceira especial, mas na quarta, o inglês sofreu um despiste e acabou fora de estrada. Os danos foram tais que eles decidiram regressar amanhã no "Rally2". Outro dos desistentes de hoje foi Hayden Paddon, que também sofreu um despiste, que danificou o seu Hyundai i20 WRC. Também regressará amanhã, através do "Rally2". Ott Tanak foi outro desistente, vitima de... afogamento. O seu carro caiu num reservatório, mas nem ele, nem o seu navegador sofreram ferimentos, pois conseguiram sair a tempo.

Outro que também teve problemas na quarta especial foi Robert Kubica, que teve um problema na quarta especial e ficou parado por mais de dez minutos, perdendo o sexto lugar que tinha na altura, então a 4.1 segundos da liderança.

Pela tarde, Jari-Matti Latvala começou a destacar-se, ao vencer duas classificativas de seguida e ascender ao segundo lugar. mas na oitava classificativa, Thierry Neuville fura e acabaria por capotar. Os estragos eram muitos e a equipa resolveu voltar no sábado através do "Rally2". No final do dia, Latvala estava a apenas 10,2 segundos de Ogier e preaprava-se para lutar pela vitória no segundo dia do rali.

O terceiro classificado é agora o Citroen de Mads Ostberg, que está agora a 26,8 segundos, depois de ter andado todo o dia com problemas na sua caixa de velocidades. Com os problemas resolvidos, não se distanciou muito dos Volkswagen, mas têm atrás de si o carro de Anders Mikkelsen, a 42,7 segundos. Elfyn Evans não esperava chegar ao final do dia sendo o unico sobrevivente dos Ford, mas é agora o quinto classificado, quase a um minuto da liderança (59,7 segundos, para ser mais exato), na frente do unico Hyundai de Dani Sordo.

Martin Prokop é o sétimo, a dois minutos e dois segundos, e partir daqui, são os "sobreviventes": o Ford do ucraniano Yuri Protassov é o oitavo, a quatro minutos e 25 segundos, seguido pelo carro de Nasser al-Attiyah, e o ford do peruano Nicolas Fuchs, a mais de seis minutos e 19 segundos da liderança.

O rali do México continua este sábado.  

Sem comentários: