quinta-feira, 5 de março de 2015

A foto do dia (II)

Como alguém já me falou, é a imagem de um dos momentos mais marcantes da história do automobilismo. É um "memento mori", pois este piloto acabou de morrer, vitima de um extintor, trazido às pressas por um comissário de pista de 19 anos, que provavelmente no momento em que esta foto foi tirada, já jazia no chão, morto, irreconhecível pelo choque com o Shadow de Tom Pryce.

Vi esta imagem pela primeira vez há muitos anos, num livro chamado "F1 Autobiography". A imagem impressiona, mais de dez anos após ter visto pela primeira vez. E ao longo deste tempo, à medida que sabia mais pormenores desta história, não conseguia pensar nas ironias que aconteceram naquele dia e naquele momento. De como Hans-Joachim Stuck esteve a milimetros de ter sido o infeliz contemplado e como descobriram quem tinha sido o infeliz quando viram quem faltava, na contagem dos comissários.

Sobre o assunto, escrevi há quatro anos neste mesmo espaço. E de lá, tiro este excerto, vindo de um mecânico da Tyrrell, Trevor Price:

"Lembro-me perfeitamente do pequeno fogo que vinha do outro carro [de Renzo Zorzi] e depois do carro de Pryce a entrar na reta. De repente notei que o motor tinha deixado de acelerar mais cedo do que o previsto e algo a levantar-se momentaneamente para o ar quando o seu carro lá passou, que depois viemos a ver que era o infeliz comissário de pista".

Mas se vão perguntar se a corrida foi interrompida, a resposta é... não. Esqueçam isso, em 1977, se a pista estava livre, a corrida continuava. Outros tempos...


Sem comentários: