sexta-feira, 17 de julho de 2015

A foto do dia (II)

Juan Manuel Fangio teve sempre um enorme respeito por Ayrton Senna. E claro, esse respeito era mútuo. Aparentemente, o primeiro encontro aconteceu algures em 1988, por alturas em que o piloto brasileiro estava na McLaren, onde ele foi a Buenos Aires jantar com "El Chueco".

Com o passar dos anos, a relação ficou mais próxima, e a admiração de ambos cresceu, e o melhor exemplo aconteceu no GP do Brasil de 1993, quando foi Fangio a entregar os prémios para os três primeiros classificados, com Senna como vencedor. ainda eufórico pela vitória sobre Damon Hill (e com Michael Schumacher no lugar mais baixo do pódio). Quando foi a vez de entregar o prémio, Senna desceu do pedestal e abraçou o argentino, como podem ver nesta foto de Paul-Henri Cahier.

Quando aconteceu o infame fim de semana de Imola, a família escondeu a noticia a ele, receando pela sua saúde, pois ele já sofria a falha renal que o iria matar, no ano seguinte. Quando dias depois contaram a noticia, Fangio chorou copiosamente, pois pensava que era ele que ficaria com o recorde de títulos que lhe pertencia.

Fangio já estava às portas da morte em abril de 1995, quando a Formula 1 regressou à Argentina. Rumores corriam que, caso ele morresse nesse fim de semana, a organização cancelaria imediatamente a corrida, e de uma certa forma, as pessoas estavam com respiração suspensa. Felizmente, Fangio viveu mais três meses além disso. 

Quando morreu, a 17 de julho desse ano - há precisamente vinte anos - teve honras de herói. Sepultado na sua Balcarce natal, o seu caixão foi levado essencialmente por pilotos: Stirling Moss, Jackie Stewart, Froilan Gonzalez (seu amigo e... rival na Ferrari) e Carlos Reutemann, bem como o seu irmão mais novo e pelo o presidente da Mercedes na Argentina, pelo longo tempo que cuidou da marca no país das Pampas. E depois disso, ele foi recordado por seis estátuas espalhadas um pouco por todo o mundo: em Buenos Aires, Mónaco, Barcelona, Estugarda, Monza e Nurburgring, o palco da sua corrida mais épica da sua carreira.

E hoje em dia, apesar de pilotos como Michael Schumacher, Fernando Alonso, Lewis Hamilton ou Sebastian Vettel, Fangio continua a ser reverenciado, e continua a aparecer em qualquer tabela dos melhores pilotos de sempre, e nos cinco melhores lugares.

Sem comentários: