quarta-feira, 5 de julho de 2017

O rali da Polónia sob escrutinio

Mais do que os resultados desportivos, quem seguiu as redes sociais durante o Rali da Polónia reparou na imensa discussão que houve sobre o rali e o posicionamento dos espectadores ao longo dos troços. Se houve quem reclamasse daquilo, questionando os critérios da FIA sobre a segurança. houve outros que afirmavam a "autenticidade" dos espectadores, afirmando que ali havia algo que se "perdeu" nos últimos anos, comparando com o que se passa no nosso Rali de Portugal. 

Se por um lado, tais declarações ignoram que para a entidade máxima do automobilismo, era o preço a pagar pela segurança, por outro, também ignoraram que isto foi, no mínimo, um escândalo. Um escândalo tal que a FIA considera seriamente excluir o Rali da Polónia do WRC. Não é só por causa disso, mas também por causa de um incidente onde um camião de bombeiros entrou no troço onde corriam...carros de rali. Uma fonte da organização afirmou que não passou de um "idiota erro humano".

"A Polícia estava lá, havia uma barreira mas um estúpido entrou no troço, não sei o que lhe passou pela cabeça. O piloto do carro que passou por ele comunicou o facto ao diretor de prova mas não se queixou. Ninguém pode dizer que a área não estava protegida, estava. O bombeiro já tinha estado envolvido no rali noutro ano, e não percebo como isto aconteceu. Foi um idiota erro humano. Digo com veemência, se cometemos um erro as pessoas podem dizer, OK, cometeram um grande erro, mas não foi esse o caso, mas o que podemos fazer?”, disse Andrzej Borowczyk, porta-voz do rali polaco.

Este tipo de incidente não é novo, e a organização tinha já recebido um "cartão amarelo" em 2015 por incidentes semelhantes. É verdade que os polacos são apaixonados pelos ralis, mas da maneira como se comportam, faz lembrar como era o Rali de Portugal antes do acidente da Lagoa Azul, em 1986.

Em declarações ao Motorsport.com, o Diretor de Ralis da FIA, Jarmo Mahonen disse que ”houve alguns problemas de segurança, que estamos a investigar para depois tirarmos as nossas conclusões. A questão com o carro dos bombeiros está a ser investigada internamente, mas o que pergunto é como pode acontecer uma coisa destas? A informação que tenho é que o carros dos bombeiros quase passou por cima de um polícia. Tivemos sorte que nada tenha acontecido, mas isto não pode fazer parte dos ralis”, disse.

Em suma, todos estes incidentes colocaram agora o rali polaco sob escrutinio, e a organização está, naturalmente, sob brasas. O receio que haja uma catástrofe é bem real, pois toda a gente sabe que, caso aconteça, a FIA agirá de modo implacável. Logo, é bom que se mude o quanto antes.

Sem comentários: